Prefeitura mantém sequenciamento para monitorar variante Ômicron

0
424

Por meio da parceria da Prefeitura de Araraquara com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, foram identificados mais 67 casos da variante Ômicron em pacientes positivados para Covid-19 na cidade, de um total de 69 amostras enviadas ao laboratório da universidade, nesta semana. Com os outros 16 identificados anteriormente, agora são 83 casos, no total.

De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, os números confirmam o que a crescente curva de contaminação registrada nos últimos dias já vinha revelando: há transmissão comunitária da variante Ômicron no município.

“Desses novos identificados, apenas um paciente está em observação em enfermaria, por causa da idade avançada. É um idoso de 92 anos. Os demais tiveram apenas sintomas leves, sem nenhuma complicação”, explica a secretária.

O aumento acentuado dos casos registrado a partir da chegada da variante exigiu da Prefeitura medidas rápidas para melhorar o atendimento e testagem da demanda de sintomáticos e assintomáticos. Durante a semana foram viabilizados atendimento em oito unidades de saúde, no período da manhã e no fim da tarde – das 9h às 13h, em quiosques anexos às unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, e das 17h às 20h, nas unidades do Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina, ambos com 100 senhas por dia. E na próxima semana, o Hospital de Campanha será reaberto como Centro de Referência de Testagem para Covid-19.

Além do atendimento no polo de triagem da UPA da Vila Xavier e o atendimento pediátrico na UPA Central, todos os dias, 24h.

A Prefeitura volta a reforçar, como medida de prevenção e controle frente à nova variante, que as pessoas continuem se vacinando contra a Covid-19, incluindo a dose de reforço para todos os indivíduos acima de 18 anos e os demais grupos elegíveis. Também devem ser reforçadas medidas preventivas, como a frequente higienização das mãos, o uso correto de máscaras e a ventilação natural de ambientes. Além disso, é importante evitar aglomerações desnecessárias.

Os casos confirmados de Covid-19 continuarão sendo sequenciados, assim como o rastreamento, bloqueio e isolamento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos.

 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.