Prefeitura lança programa de incentivo a startups de Araraquara

0
200
Foto: Tetê Viviani
Dez startups com projetos inovadores foram selecionadas pelo Município em edital de chamamento público

 

A Prefeitura lançou oficialmente na sexta-feira (5), em evento no Sest/Senat, o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, com a entrega do termo de subvenção econômica às empresas selecionadas.

Dez startups de Araraquara com projetos inovadores foram qualificadas para o programa por meio do edital de chamamento público: Presense Pesquisa e Desenvolvimento, Helianthus Pesquisa e Desenvolvimento de Equipamentos de Esterilização, 3D Pharma, NPsmart, HB Biotec, L&L Biotech Consult, Natcrom, Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia, Techmip Análises e Soluções Inteligentes e Bistrô Animal Alimentação Natural (veja mais sobre as empresas ao fim do texto).

O programa tem o objetivo de apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear o trabalho e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador — se o produto já tivesse sido desenvolvido, ele não poderia ser apresentado.

“As startups representam alta tecnologia e os novos mercados. Esse programa vai transformar Araraquara e ajudar a transformar a região. Acredito muito na pesquisa, na ciência, na tecnologia. Vocês acreditaram no programa e estão aqui desenvolvendo novos segmentos da economia. Em breve, serão empresas de muito sucesso. Minha gratidão por vocês terem acreditado conosco”, afirmou o prefeito Edinho na solenidade.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, parabenizou todas as empresas selecionadas e agradeceu aos servidores da Prefeitura e das instituições parceiras que trabalham na realização do programa.

“Nosso programa coloca Araraquara na tendência mundial de apoio e incentivo às startups e ao empreendedorismo inovador, fomentando projetos de pesquisa que sejam inéditos. Isso vai ao encontro do nosso desejo de uma Araraquara cada vez mais moderna e que incentive o desenvolvimento econômico e sustentável”, disse Damiano.

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), destacou que o programa da Prefeitura tem um olhar para o futuro. “Sofremos muito com a pandemia, mas temos que olhar para a frente e desenvolver algo diferenciado para a nossa economia. Nessa retomada, quem for mais ousado vai sair na frente, vai se sair melhor. O programa vai fazer a diferença na vida dos empreendedores, dos investidores”, opinou o vereador.

Anfitriã do evento, a diretora operacional do Sest Senat, Sandra Castro, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É uma alegria imensa o Sest/Senat, que cuida de saúde, educação e qualidade de vida da comunidade, estar recebendo esse evento que fomenta o empreendedorismo e a inovação”, declarou.

A solenidade ainda teve presenças da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Paulo Landim (PT); do secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; do secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; além de coordenadores e gestores municipais, integrantes do comitê de acompanhamento do programa e representantes de entidades e instituições do município.

Sobre o programa
O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador foi instituído pela Lei nº 10.313, de 22 de setembro de 2021, e baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O acompanhamento é do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção da iniciativa é feita com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI).

Seu objetivo é fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios; estimular a criação de ambientes de inovação e estabelecer negócios inovadores; gerar desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valorizar a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município; valorizar a humanização, o conhecimento, o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente; e atrair e reter talentos, visando a expansão da geração de conhecimento do município.

As empresas foram selecionadas por meio de edital que teve como propósito inserir o município de Araraquara na tendência mundial de apoio e incentivo às startups e ao empreendedorismo inovador, entendidas como iniciativas produtivas que se diferenciam no aspecto inovador e no potencial de mudar a curva de uma economia, apresentando alta probabilidade de crescimento significativo em pouco tempo.

Empresas selecionadas para o programa de estímulo às startups:

PRESENSE – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A Presense é uma spin-off oriunda do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Protocolos em Nanotecnologia. O projeto selecionado tem por escopo a produção de dispositivos sensores de gases de precisão a partir de materiais inovadores de óxidos metálicos semicondutores, inicialmente focando no gás hidrogênio (H2). O H2 é um dos principais gases gerados pelo óleo isolante em transformadores elétricos de alta potência, e a presença dele indica uma possível falha iminente do transformador. Portanto, um material sensor com alta eficiência na detecção de baixas concentrações do gás H2 pode evitar grandes prejuízos ao setor.

HELIANTHUS – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS DE ESTERILIZAÇÃO
A Helianthus foi criada em 2021, por iniciativa de 3 engenheiros mecânicos formados pela Unesp de Ilha Solteira, com o objetivo de empreender desenvolvendo tecnologias de fácil aplicação e baixo custo que ajudem a melhorar a vida da sociedade. O objetivo do projeto selecionado é a criação de um dispositivo capaz de eliminar biofilmes fúngicos e bacterianos dos ductos de água dos circuitos de hemodiálise com eficácia e segurança.

3D PHARMA
A 3D Pharma é uma startup de desenvolvimento de produtos para saúde utilizando tecnologias 3D, com foco na área veterinária. O projeto selecionado tem por escopo o desenvolvimento de um biochip medicamentoso, biodegradável, para administração subcutânea em pets.

NPSMART
A NPsmart foi aberta em 2020, mas desde 5 anos antes os seus pesquisadores já se inquietavam com a deterioração de frutos cítricos durante o período de transporte na exportação. O projeto selecionado neste edital busca desenvolver um sanitizante nanoestruturado biodegradável e seguro à base de produtos naturais, em que os componentes ajam de forma sinérgica inibindo o crescimento microbiano de patógenos comumente encontrados na pós-colheita de frutos cítricos. O alvo desta proposta é a diminuição ou completa eliminação da bactéria causadora do cancro cítrico.

HB BIOTEC
A HB Biotec é uma spin-off da empresa Biosmart Nanotechnology e foi fundada em 2021, com o propósito de transformar micro-organismos em bioprodutos. O projeto selecionado consiste no desenvolvimento em escala industrial da membrana de celulose bacteriana, um insumo de alto valor agregado, visando atender diferentes mercados: veterinário, cosmético, farmacêutico, médico e alimentício.

L&L BIOTECH CONSULT
A empresa L&L Biotech Consult iniciou suas atividades em 2020. É fruto do desenvolvimento de pesquisas científicas, voltadas à produção de biopolímeros para utilização médica, na Uniara. O projeto selecionado tem objetivo de desenvolver um dispositivo adesivo biopolimérico tetracamada para estabilização e liberação controlada de fármacos antibacterianos para tratamento tópico de infecções de pele e tecidos moles e prevenção de infecções de feridas cirúrgicas.

NATCROM
A história da Natcrom começou em 2019, quando um grupo de doutores, egressos da Unesp de Araraquara, se reuniu em busca de soluções para a produção de ingredientes ativos a partir do aproveitamento dos resíduos das indústrias processadoras de suco de manga. O projeto selecionado visa à obtenção de ativos botânicos a partir de resíduos da agroindústria para uso como aditivos e conservantes naturais em alimentos e nutracêuticos.

BIOCLÍVEA COSMÉTICOS E BIOTECNOLOGIA
Idealizada em 2021 e fundada em 2022, a Bioclívea tem como meta desenvolver cosméticos inovadores a partir de nanotecnologia e ativos naturais. O projeto selecionado busca devolver máscaras faciais de celulose bacteriana para tratamento de melasma. Estima-se que de 15 a 35% da população feminina brasileira apresentem melasma, que são manchas escuras na pele de difícil clareamento e tratamento prolongado.

TECHMIP – ANÁLISES E SOLUÇÕES INTELIGENTES
A Techmip foi fundada em 2018 por uma equipe multidisciplinar nas áreas de química e biotecnologia e atua no setor de controle de qualidade de alimentos, controle biológico e desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto selecionado destina-se ao desenvolvimento do dispositivo PoCT (Point-of-care testing), para detecção do quadro evolutivo da infecção por SARS-CoV-2.

BISTRÔ ANIMAL – ALIMENTAÇÃO NATURAL
A Bistrô Animal foi fundada em 2016 por tutores de uma cachorrinha com problemas de saúde, ante a realidade de que, no mercado, todas as rações continham componentes alergênicos e prejudiciais à saúde do animal. O projeto selecionado é voltado ao desenvolvimento de um alimento completo congelado para cães em tratamento de obesidade ou sobrepeso, o que corresponde a cerca de 25 milhões de cães no Brasil.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.