Prefeitura lança 4ª turma do Bolsa Cidadania nesta quinta-feira (18)

0
330
Foto: Tetê viviani

Desde o início, já passaram pelo programa 879 famílias em vulnerabilidade social; outro programa, PIIS – Frentes da Cidadania, terá a recepção da 8ª turma na terça-feira (23)

A Prefeitura lança nesta quinta-feira (18), às 9h, no Centro Internacional de Convenção, a 4ª turma do Bolsa Cidadania (Programa Municipal de Combate à Fome e Incentivo à Inclusão Produtiva), que atende famílias em vulnerabilidade social com objetivo de transferir renda para a compra de alimentos e ofertar oportunidades de qualificação profissional e geração de renda.
Com a entrada da nova turma, de 138 integrantes, serão 275 famílias beneficiadas ativas. Desde o início do Bolsa Cidadania, 879 famílias já participaram do programa.
Os eixos do Bolsa Cidadania são a segurança alimentar e nutricional, a qualificação profissional e inclusão produtiva e o acompanhamento da situação familiar (Assistência Social, Saúde e Educação).
Executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Bolsa Cidadania conta também com um Comitê Municipal responsável por avaliar as isenções e desligamentos dos beneficiários de acordo com os critérios do programa.
Uma Comissão Externa de Acompanhamento também realiza controle externo sobre a realização do programa e recomenda ajustes que entendem serem necessários para torná-lo mais eficiente.

FRENTES DA CIDADANIA

Também dentro da área social, a Prefeitura irá recepcionar a 8ª turma do PIIS (Programa de Incentivo à Inclusão Social – Frentes da Cidadania) na próxima terça-feira (23), às 9h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
O objetivo central do projeto é o combate à exclusão social, oferecendo uma bolsa para que os beneficiários se insiram em cursos profissionalizantes e exerçam práticas profissionais nas áreas em que estejam se qualificando.
A 8ª turma beneficiará 25 pessoas que participarão de formações com técnicos da Prefeitura e cursos como Finanças Pessoais e Economia Doméstica e Cooperativismo e Economia Solidária. Com a nova turma, serão 79 beneficiários ativos no PIIS, sendo que 274 pessoas já passaram pelo programa.
O PIIS é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e com o Senac Araraquara.
Os selecionados assinam com a Prefeitura um termo de adesão pelo prazo de um ano e são beneficiados com bolsa-auxílio para participação em cursos, treinamentos e práticas profissionais em diversas áreas. As vagas do programa são preenchidas de acordo com a vulnerabilidade social e com a necessidade da administração pública.
O público-alvo do PIIS é de adolescentes que estejam ou tenham cumprido medida socioeducativa e pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores em situação de rua, dependentes químicos em recuperação, mulheres vítimas de violência, mulheres arrimo de família, reeducandos que tenham cumprido pena, desempregados cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade e precariedade. É necessário morar em Araraquara há pelo menos 2 anos e estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Desde o início do PIIS, os beneficiários já frequentaram cursos de Auxiliar administrativo, Marketing pessoal, Introdução à informática, Excelência no atendimento ao cliente, Cultura de paz, Culinária, Estética e beleza, Serviços, Pintura decorativa, Fabricação e padronização de biscoitos, Pães especiais, Higiene e manipulação de alimentos, Salgadinhos para festas, Preparação para o mercado de trabalho, Empreendedor de pequenos negócios, Cooperativismo, Empreendedorismo e Economia Solidária, entre outros cursos.

Novos investimentos na área da assistência social:
Recepção à 4ª turma do Bolsa Cidadania: quinta-feira (18), 9h, no Centro Internacional de Convenção
Recepção à 8ª turma do PIIS – Frentes da Cidadania: terça-feira (23), 9h, na Biblioteca Municipal
* Ambos os eventos terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Araraquara

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.