Será inaugurada, neste sábado (12), às 10 horas, a Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, em cerimônia com as presenças do prefeito Edinho Silva; da presidente da Fundart, Gilsamara Moura; e do secretário municipal de Cultura, Lauro Monteiro.
A festa prossegue até às 12 horas, com apresentações na rua de circo, dança, música e hip-hop, resultantes dos projetos sócio-culturais voltados a crianças e adolescentes de baixa renda e com caráter de combate à exclusão social, desenvolvidos pela atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Na oportunidade, será lançado, também, o projeto social “Bandas e Fanfarras”, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Haverá distribuição gratuita de pipoca, refrigerante e cachorro quente para as crianças.
Homenagem
A família de Iracema Nogueira, personalidade que dá nome ao espaço, será homenageada pelo prefeito Edinho Silva.
De acordo com a presidente da Fundart, Gilsamara Moura, Iracema foi uma incentivadora da arte na década de 60, trazendo para o município bailarinos e coreógrafos de renome, que até então nunca tinham se apresentado no interior.
Escola
Funcionando desde abril, a escola deverá servir como um pólo regional de difusão da arte da dança.
Atualmente, estão sendo oferecidas aulas de dança de rua, jazz e sapateado para cerca de 500 crianças e jovens, através do Programa “Oficinas Culturais” – só na modalidade Dança e Artes Corporais, são atendidas nos bairros, assentamentos e espaços culturais da cidade, um total de 2.000 pessoas. Nos próximos dias, serão iniciadas atividades de blues.
A escola conta também com o CDDD (Centro de Difusão e Documentação da Dança), um espaço que abriga vídeos, livros e outros materiais para pesquisa.