Prefeitura forma 1ª turma do Curso de Português para Imigrantes

0
93
Foto: Tetê Viviani
Solenidade de entrega dos certificados integrou a programação da Semana dos Direitos Humanos

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no Centro, sediou na tarde de sábado (9) a solenidade de entrega dos certificados para a primeira turma do Curso de Português para Imigrantes, que foi criado com o propósito de proporcionar a esse público uma oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas no idioma utilizado no Brasil, facilitando assim sua comunicação e participação ativa na sociedade. A atividade integrou a programação da Semana dos Direitos Humanos “Cidadania além das fronteiras: a proteção como direito”, promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e da Coordenadoria dos Direitos Humanos.

O Curso de Português para Imigrantes é uma capacitação realizada por meio de uma parceria entre Escola de Governo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Unesp, Rede de Atenção ao Migrante Internacional e o Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que representou o prefeito Edinho na solenidade, elogiou o objetivo do curso e o comprometimento dos alunos. “Sabemos das dificuldades que todos os imigrantes têm, as dificuldades de adaptação em todas as situações, mas a linguística é o maior desafio a ser enfrentado, porque nada consegue ser feito se não se é entendido, por isso hoje é um dia de grande festa para nós, de grande alegria, de poder proporcionar a vocês um pouco desse aprendizado da nossa língua. Só estamos concretizando essa ação hoje graças a uma parceria e ao desejo de um governo municipal de estar acolhendo e de dar dignidade a todos os imigrantes refugiados. Hoje celebramos aqui a intersetorialidade, ou seja, todas as secretarias tem que estar empenhadas para poder oferecer o que a nossa cidade tem de melhor para vocês e garantir esse acolhimento, essa solidariedade, e para todos nós lutarmos contra os preconceitos”, pontuou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, destacou a importância dessa capacitação. “Esse é o primeiro curso de vários que vamos oferecer em parceria com a Unesp e com a Escola de Governo, que são parceiros fundamentais, bem como a Secretaria da Educação, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde, que têm ajudado e contribuído nesse processo de inclusão por parte dos imigrantes. E é um curso que, de algum modo, serve como um primeiro instrumento para que eles possam trabalhar na perspectiva da autonomia e ao mesmo tempo também possam acessar outros programas que podem e devem ser ofertados à medida que haja na cidade demanda por parte deles. Portanto, vejo que, assim como outros cursos e outros programas que temos ofertado, é um primeiro passo, mas um passo consolidando efetivamente uma política pública voltada para o público imigrante e que vai, com certeza, render seus frutos junto a eles, a seus familiares e principalmente também a toda a comunidade de Araraquara, que vai poder também usufruir quando eles dialogarem com mais clareza, mais objetividade. Isso acaba ajudando todos os lados”, analisou.

A primeira turma se formou neste sábado após concluir o curso em agosto, mas já existe uma segunda turma com aulas em andamento na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (16) 3327-7253 e (16) 99769-7548.

Semana dos Direitos Humanos

A Semana dos Direitos Humanos teve início no dia 1º e foi concluído neste domingo (10), com diversas atividades, como o espetáculo teatral “Apátridas” no Palacete das Rosas, a Feira das Nações na Praça do Daae, o espetáculo teatral “Dois surdos e dois sujos”, com a Cia LibrArte no Sesc, a posse da Comissão do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Pessoa Imigrante e o Mutirão da Pessoa com Deficiência. A programação foi encerrada com o 1º Torneio de Futsal Feminino “Esther Martins dos Santos”, que aconteceu no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.