Prefeitura faz ação de conscientização sobre a Síndrome de Down

0
320
Com o tema “Inclusão é aceitar as diferenças”, publicações serão feitas durante esta semana nas redes sociais

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Assessoria de Pessoas com Deficiência, realiza nesta semana uma ação nas suas redes sociais com o tema “Inclusão é aceitar as diferenças” com objetivo de tratar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi lembrado nesta segunda-feira, dia 21 de março.

A data foi criada em 2006, com o objetivo de celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades das demais. O dia 21/3 foi escolhido em alusão à presença de três cópias do cromossomo 21 nas pessoas com a síndrome, em vez de duas, existentes nas demais.

Até sexta-feira (25) os internautas vão conhecer um pouco mais sobre o tema. A ação traz ainda algumas dicas importantes para os pais que recebem a notícia de que esperam um bebê com Síndrome de Down, como deve ser a rotina com as crianças e como conviver da melhor maneira possível com a situação, além de informações sobre o mercado de trabalho para esta população.

O coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura, Renato Ribeiro, falou sobre a importância da ação. “A ideia da campanha é divulgar informações a respeito da síndrome. O melhor remédio contra o preconceito é sempre o conhecimento”, ressaltou.

A Síndrome de Down está presente na espécie humana desde sua origem, mas foi descrita dessa forma há 150 anos, quando o médico inglês John Langdon Down se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria, em 1866. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram, de maneira independente, a origem cromossômica da síndrome. Foi quando ela passou a ser considerada síndrome genética. As causas dessa condição não são totalmente conhecidas. Não há nenhuma relação entre a condição e algum hábito que os pais tenham.

No município de Araraquara, o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Dr. Eduardo Lauand oferece os serviços de diagnóstico, estimulação e intervenção precoce para pacientes de 0 a 3 anos, além de fisioterapia e acompanhamento para qualquer faixa etária.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.