Centro Municipal de Saúde “Doutor Genaro Granata” recebeu um investimento de R$ 682 mil em reforma e adequações
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (18), o ato de entrega das obras de reforma e adequação do CMS (Centro Municipal de Saúde) “Doutor Genaro Granata”, no Jardim Paulistano. Para abrir a cerimônia, alunos da 5ª etapa B do CER José do Amaral Velosa, acompanhados das professoras, fizeram uma apresentação da Dança do Mamulengo.
O investimento no CMS faz parte de um pacote de 24 obras na área da saúde custeadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Já foram entregues oficialmente as obras de reforma das UPAs da Vila Xavier e Valle Verde e as unidades do Cecap, Jardim Brasília, Jardim Marivan, Santana e Iguatemi.
No CMS do Paulistano, o investimento foi de R$ 682.063,50, em reforma e adequações gerais, com reparação da edificação onde funcionam os consultórios, recepção, farmácia e imunização para adaptação a novos usos; demolição da parte do edifício onde havia a sala de reuniões e construção de nova área para recepção e espera, sanitários para o público, banheiros de funcionários, farmácia, além de instalações e adequações para atender as normas de acessibilidade, entre outras melhorias.
Em sua saudação, o prefeito Edinho agradeceu os presentes, em especial todos os profissionais de saúde daquela unidade, em nome das enfermeiras Jeane Camargo Astolfi e Andreia Caires, que estiveram ao seu lado no ato de entrega.
“Quero agradecer as trabalhadoras e trabalhadores que souberam enfrentar as adversidades de uma reforma com a unidade funcionando. Sei que houve transtorno, sei que foi difícil e agradeço muito a compreensão. Agradeço a Dra Talitha [Martins, coordenadora da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde], que tem cumprido um papel muito importante da gestão dessas unidades que estão sendo reformadas em funcionamento”, declarou Edinho, agradecendo também o Presidente Lula e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelos recursos que estão garantindo a maior volume de investimentos da história da Saúde de Araraquara. “Até dia 31 de dezembro, quando acabar meu mandato, vamos continuar trabalhando. Vamos entregar a cidade toda funcionando e fazer a transição mais democrática que Araraquara já teve, porque quem lucra com isso é a população. Todas as obras que anunciei serão executadas, independentemente de eu estar no governo. Eu continuo trabalhando pelo povo de Araraquara, inclusive estive no Ministério da Saúde e quero trazer mais recursos para a saúde da nossa cidade”, enfatizou Edinho, em sua fala no ato de entrega da unidade de saúde do Paulistano.
O Centro Municipal de Saúde, que foi inaugurado em 1985 e atende 16.300 pessoas residentes em 16 bairros de Araraquara, presta justa homenagem ao Doutor Gennaro Granata.
Médico e professor, o ítalo-brasileiro e cidadão araraquarense exerceu a medicina por 40 anos na cidade. Em 1931, foi nomeado diretor clínico da Maternidade Gota de Leite, onde deixou sua marca pela dedicação e amor à medicina, sendo homenageado também, no ano de 2012, com a denominação da sala de administração da maternidade, por meio de lei municipal. Dr. Granata atuou também como médico da Ferroviária. Faleceu em 31 de julho de 1982.
Além de Edinho e das enfermeiras Jeane Camargo Astolfi e Andreia Caires, participaram do ato o Presidente da Câmara de Araraquara, vereador Paulo Landim, e as a secretárias municipais Juliana Lujan, da Saúde, e Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
Fotos: Tetê Viviani