Prefeitura empossa novos integrantes do Comcedir nesta quinta (21)

0
45

Solenidade realizada no Dia Internacional contra a Discriminação Racial também marcará lançamento da Campanha contra o Racismo

Nesta quinta-feira (21), às 19h, a Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840, 6º andar, Centro) sediará a solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e Racismo (Comcedir). Na mesma ocasião será lançada a Campanha contra o Racismo.´

O dia 21 de março é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

A posse dos novos integrantes do Comcedir atende a Lei Municipal nº 8.963, de 4 de maio de 2017, e visa compor três vagas para entidades do movimento negro do município de Araraquara e uma para um representante de religiões de matriz africana.

Criado em 2002, o Comcedir é ligado à Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, e tem a finalidade de elaborar políticas públicas sob a ótica racial para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos para toda a população. É um órgão consultivo e deliberativo, com participação da sociedade, do poder público e de entidades. Os conselheiros têm mandato de dois anos e não recebem qualquer tipo de pagamento, remuneração, vantagens ou benefícios.

Sobre a Campanha contra o Racismo, que será lançada no mesmo evento, a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo explicou que se trata de mais uma tentativa de inibir as práticas racistas. “Temos construído campanhas permanentes de conscientização racial, devido ao número de denúncias que recebemos no Programa SOS Racismo, em especial as que ocorrem no ambiente escolar. Devido a isso, a campanha foi baseada em fatos reais, com o objetivo de alertar sobre a sociedade que vivemos e sobre essa situação que não aceitamos mais”, salientou.

A solenidade desta quinta-feira integra a programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, que é uma campanha nacional que existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.

A programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo” em Araraquara conta ainda com atividades de letramento racial, palestras, oficinas, entre outras. Confira os próximos eventos da programação:

21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO – PROGRAMAÇÃO

Dia 21 de março, quinta-feira
19h – Posse Comcedir / Lançamento da Campanha contra o Racismo. Local: Sala de Reuniões da Prefeitura

Dia 22 de março, sexta-feira

Das 17h às 21h30 – Feira Afro (Espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedorismo afro). Local: Espaço Garimpo – Sesc Araraquara
Realização: Sesc Araraquara

Lançamento do Programa Juventude Negra Viva em Brasília

Dia 27 de março, quarta-feira
19h – Oficina de Cartazista. Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge

(Em parceria com a APRECABA – Associação de Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara)

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.