Prefeitura economiza mais de R$ 2 milhões com pregão eletrônico

A Prefeitura Municipal economizou, durante o ano de 2005, um total de R$ 2.077.492,31 com as compras realizadas por meio de pregão eletrônico – ferramenta de comércio que utiliza as tecnologias da informática, proporcionando competição e transparência nos negócios. O sistema foi implantado na Prefeitura em abril de 2005.

Durante esses oito meses, foram realizados 42 pregões eletrônicos. A economia, em alguns casos, ultrapassou 50%, como por exemplo: na compra de hortifrutigranjeiros. Neste item, a Prefeitura estimou um gasto de R$ 300.300,00 e realizou a compra pelo valor de R$ 170.620,00 – o que gera uma economia de 56,81%. A compra de equipamentos para cozinha registrou economia de 55,26%, enquanto materiais de escritório, 51,36%.

No geral, por meio dos pregões eletrônicos, a economia foi de 23,82% em 2005. Somando todos os 42 pregões realizados, a estimativa seria de um gasto de R$ 8.720.493,00. O valor gasto, no entanto, foi de R$ 6.643.000,69.

Entre as vantagens da utilização do pregão eletrônico destacam-se: redução de custos operacionais, redução dos preços dos produtos e serviços, maior abrangência nos negócios, competição e transparência nas ações, e eficiência operacional.

Confira alguns dos objetos dos pregões eletrônicos realizados pela Prefeitura: medicamentos (economia de 35,80%), cestas básicas (19,77%), leite em pó (29,35%), soja (11,43%), copos descartáveis (8,92%), areia (46,32%), concreto usinado quente (0,001%), papel sulfite (10,19%), microscópio trinocular (19,03%).

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