Prefeitura e CIESP fecham parceria para criação do Grupo de Comércio Exterior

0
575
Iniciativa é aberta para todas as indústrias de Araraquara e região; também para às pessoas que se interessem em aprender e conhecer mais sobre Comércio Exterior

A Prefeitura de Araraquara fechou uma parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) para a implantação do Grupo de Comércio Exterior (GCE) na cidade. O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na reunião realizada no início deste mês de março no Paço Municipal. O CIESP foi representado no encontro pelo diretor regional Bruno Franco Naddeo e pela coordenadora regional Michele Delgatti Pelaes.

Damiano valorizou a iniciativa e prevê sucesso no projeto. “Já temos uma parceria há muito tempo com o CIESP e agora estamos estreitando as ligações em um projeto muito importante para fomentar o desenvolvimento de indústrias da região, principalmente por estarmos localizados na área central do estado, onde existe uma grande margem para crescimento de vários setores. Para a administração pública é muito importante parcerias como essa, assim como com outras associações e sindicatos, sempre visando gerar mais empregos e renda para a cidade”, avaliou.

No encontro, ficou decidido que a primeira reunião do novo grupo será realizada no dia 29 de março, uma terça-feira, às 9h, e será online via Zoom. Os interessados, que não precisam ser associados do CIESP, podem se inscrever no site do órgão, por meio das redes sociais ou pelo telefone (16) 3322-1339.

Michele Delgatti Pelaes explica que a ideia do grupo de comércio exterior surgiu com a intenção de estimular e fomentar a comercialização e a exportação na regional do CIESP – Araraquara. “Nós temos uma diversidade muito grande de indústrias dos mais variados setores e, pela quantidade e pelo potencial que possuem, poucas atuam nesse mercado”, justifica.

A iniciativa visa levar a essas indústrias esse tipo de conhecimento. “Nessa primeira reunião, a ideia é apresentar a estrutura do grupo. Ela será conduzida pelo Departamento de Comércio Exterior do CIESP, que fará uma apresentação sobre as possibilidades de atuação e explicará como funcionam os processos de exportação. A partir das próximas reuniões, o intuito será fomentar e desmistificar o tema”, salienta Michele.

O Grupo de Comércio Exterior atuará com o propósito de mostrar para as empresas que elas têm potencial e explicando  detalhes importantes sobre o  funcionamento dos processos e maneiras de captar clientes fora do país e como acontece essa comercialização. Fará parte do cronograma falar sobre  documentação e outros processos importantes do tema. “A proposta é trazer para o grupo  empresas que já exportam, para  dividirem suas experiências e, até mesmo, possibilitar que se atualizem sobre alguma legislação ou tributação. E dentro desse contexto, descobrir aquelas que têm potencial e ajudá-las a trabalhar nisso”, acrescenta a coordenadora.

Na parceria, a CIESP ficará responsável pelo desenvolvimento do grupo e organização do cronograma de temas, enquanto a Prefeitura apoiará o projeto e auxiliará na divulgação em conjunto com a regional de Araraquara do CIESP. 

 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.