Prefeitura de olho na dengue

O aedes-aegypti também transmite a febre-amarela

Visando a abordagem, acolhimento, encaminhamento e tratamento de pacientes com suspeita de dengue, a prefeitura faz ciclo de estudos.

A capacitação, com quatro horas de duração, faz parte do plano de contingência para dengue que prepara o município para situação de epidemia da doença. "O curso tem o objetivo de estruturar a atenção primária para garantir terapêutica adequada e evitar morte por dengue", comenta Fabiana Araújo, gerente executiva de Vigilância Epidemiológica.

Aproximadamente 330 profissionais (90 agentes comunitários de saúde, 120 agentes de enfermagem, 40 enfermeiros e 80 médicos) serão capacitados dentro de sua área de atuação e competências. No conteúdo da capacitação estão: conceito da doença, fisiopatologia, formas de transmissão, formas de prevenção e controle da doença, tratamentos e, por fim, uma proposta de alteração no fluxo do paciente com suspeita de dengue (para que ele tenha o primeiro atendimento na unidade de saúde).

Setor 4.3

Fabiana alerta que a situação no setor 4.3 da cidade é de risco. O setor – que implica os bairros Yolanda Ópice, Jd. Palmeiras, Jd. Palmares, Jardim Florença, Jd. Itália, Jd. Portugal, Jd. Paineiras e Santa Júlia passa, a ser alvo de uma ação de bloqueio, com a participação de profissionais da Saúde do Estado.

"O Estado nos manda reforço para realizar a nebulização, que é o controle químico para um bloqueio mais rápido e intenso", explica a gerente da Vigilância Epidemiológica. "O bloqueio vem sendo realizado desde outubro, porém as ações realizadas não conseguiram conter a circulação do vírus". Fabiana lembra que a ação, que inclui eliminação de criadouros com larvas e ovos e aplicação de inseticida e larvicida, reúne forças a fim de eliminar os mosquitos contaminados pelo vírus da dengue. Para tanto, a Secretaria de Obras também está atuante na região, roçando terrenos e corrigindo a pavimentação de ruas e calçadas.

Participarão da ação ainda, a Vigilância Sanitária, que intimará e autuará os imóveis que não atenderem as recomendações da equipe de controle de vetores, e o DAAE, que removerá entulhos, galhadas e outros resíduos desta natureza da área. Também, reuniões com associações de bairros vêm sendo efetuadas para garantir a maior participação da população.

Na próxima terça (21) será feita a nebulização. Nesta segunda (20), uma equipe com mais de 110 pessoas (89 daqui, e 30 de fora) acerta detalhes da estratégia traçada para a nebulização.

"Essa ação precisa ser feita em tempo curto, para cessar a circulação do vírus", esclarece a gerente.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Valores esquecidos pelos brasileiros serão tomados pelo Governo: aprenda a resgatar antes que seja tarde demais!

 Avanços terapêuticos trazem ganhos significativos na luta contra os linfomas  

Atenção, pais: saiba identificar os primeiros sinais de câncer ocular infantil

Na Liga, futsal masculino ganha fora e se aproxima da 2ª fase

Com obras avançando, atendimento do CMS Paulistano é remanejado para galeria do Savegnago da Maurício Galli

CATEGORIAS