Prefeitura de Matão pretende emitir alvarás 75% mais rápido com atendimento digital; confira as mudanças

0
223
Foto: Reprodução/Prefeitura de Matão - Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano lança atendimento digital para agilizar construções em Matão.

Com a Aprova, a análise e aprovação de projetos são 100% online, reduzindo custos de armazenamento, materiais de expediente e serviço logístico.

Profissionais da construção civil e moradores que precisam dos serviços da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão têm mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos.

Quatro tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma de gestão digital e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online.

Segundo o diretor de Planejamento e Obras, Robson Moreira, além da melhora na comunicação entre a prefeitura e o requerente, também terá impacto positivo no tempo de espera.

“Apesar das ações para tentar reduzir o prazo e melhorar o tempo de resposta para o requerente, alguns projetos demoravam quatro meses para serem concluídos. A expectativa é reduzir para, no máximo, 30 dias”, explica.

Isso significa que os projetos devem ser atendidos em 75% menos tempo, um ganho de 2.160 horas para os profissionais da cidade, que poderão tirar as obras do papel muito mais rápido.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços públicos digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online.

Além disso, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.

“A plataforma agiliza o atendimento porque coloca no automático etapas que podem ser facilmente realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas, o que garante transparência ao requerente em toda a tramitação do processo”, conclui.

Como utilizar o sistema digital em Matão

Na quarta-feira (28/02) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a  acompanhar o lançamento da Aprova, às 16 horas pelo Youtube. Será realizado um treinamento para ensinar o passo a passo para usar a plataforma.

Para acompanhar, acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=B03n0O4Ljzs

Já na quinta-feira, acontecerá a cerimônia oficial de lançamento da plataforma em um encontro presencial com os profissionais do setor. O evento será às 19 horas no Sincomerciários de Matão, na avenida Campo Salles, 134, Centro.

Nesta primeira etapa da modernização, quatro serviços digitais estão disponíveis na secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão:

  1. Aprovação de Projeto
  2. Habite-se
  3. Certidão de Croqui ou Desdobro
  4. Certidão de Demolição

Para utilizar o sistema é preciso acessar o site https://matao.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Matão é o 23º. município paulista a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes. Além de São Paulo, Sorocaba e Mogi das Cruzes, mais de 100 cidades do Brasil já aprovaram a tecnologia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.