Prefeitura apresenta campanhas de prevenção a queimadas realizadas em 2021

0
312

Vereador João Clemente (PSDB) havia solicitado intensificação de ações de prevenção e combate a incêndio

Diante da ocorrência de focos de queimadas registrados em Araraquara no período de seca, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou à Prefeitura, no dia 09 de setembro, a Indicação nº 3907/2021, em que solicitava a intensificação de campanhas educativas de prevenção e combate a incêndios. Em novembro, o governo municipal enviou cópia do relatório de trabalhos de educação ambiental realizados pela Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental.
No documento parlamentar, além da intensificação de campanhas educativas, Clemente solicitava a realização de vistorias em prédios públicos e privados para verificação do cumprimento de normas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios. “O objetivo é salvaguardar a vida e a segurança da população, pela regularidade no cumprimento das leis, normas e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros”, justifica.
No relatório enviado pela Prefeitura, há registro de 452 pontos de queimadas somente no perímetro urbano, entre os meses de janeiro e agosto de 2021, com a lavratura de 203 autuações, “evidenciando a necessidade de sensibilizar a população quanto a este tema”, aponta.
Ainda de acordo com o documento, foram realizadas duas campanhas de conscientização: “Irresponsabilidade é Fogo e Fogo é Crime!” e “Queimadas e coronavírus: vamos acabar com esse sufoco”. Ambas as atividades integram o Programa Município Verde Azul Ciclo 2021 e visam ao cumprimento da Lei nº 9.383/2018, que institui o Programa de Educação Ambiental Formal e Não Formal.
A primeira campanha culminou na distribuição de material educativo impresso sobre prevenção e combate a queimadas, coleta seletiva e bolsões de entulho junto aos moradores da área de chácaras Recanto dos Nobres. Já a segunda começou durante a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e promovidas ações em mídia digital e rádio para alertar sobre a proibição da prática e o impacto das queimadas para o meio ambiente, para a segurança e para a saúde da população. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.