Prefeitura abre Posto de Atendimento do Selmi Dei

0
996

Unidade oferece ao público todos os serviços disponíveis no Paço Municipal, de segunda a sexta, das 09h30 às 16h30

Nesta segunda-feira, 28 de março, a Prefeitura Municipal de Araraquara iniciou a atividade do Posto de Atendimento do Jardim Roberto Selmi Dei, unidade que visa oferecer comodidade ao cidadão, descentralizando do Paço Municipal diversos serviços de atendimento. O posto fica localizado na Rua Dr. José Logatti, 1008, Jardim Adalberto Roxo I. O horário de atendimento é o mesmo do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.

O secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, falou sobre a facilidade que a nova unidade trará aos moradores daquela região. “Trata-se de um posto de atendimento novo para atender a região norte da cidade, onde a demanda é muito grande. O objetivo é desafogar um pouco o atendimento do Paço Municipal, fazendo com que os munícipes dessa região tenham um atendimento mais próximo e que não tenham a necessidade de se locomoverem até a região central. É a Prefeitura chegando mais próximo a eles, ao invés de eles irem para outro lado da cidade para buscarem o atendimento. Ficou um prédio moderno, com as instalações perfeitas para o atendimento, e esperamos que faça a diferença para os munícipes da região”, salientou.

Danilo Jardim, gerente de Atendimento da Prefeitura, valorizou o trabalho previsto para ser realizado no local. “Convido os moradores da região dos bairros do Selmi Dei, Valle Verde, Adalberto Roxo, a conhecerem o novo posto de atendimento municipal. Buscamos trazer mais conforto à população, com um atendimento mais acolhedor e personalizado. As pessoas da região que precisarem negociar débito de IPTU, conta de água ou qualquer outro serviço da cidade, podem nos procurar aqui que serão muito bem recebidas. Esse posto de atendimento é um privilégio para a população e buscamos atender o maior número de pessoas possível, evitando filas no Paço Municipal e evitando que as pessoas se desloquem daqui até o Centro”, salientou.

A nova unidade oferecerá os mesmos serviços disponíveis nos postos de atendimento da Vila Xavier, que passou recentemente por uma reforma e terá uma renovação de mobiliário, e de Bueno de Andrada, que também passará por uma reforma.

Sonho realizado

Nelson Vicente Júnior, gestor da unidade, comemora o início dos trabalhos. “É um sonho realizado. Essa descentralização mostra que o governo municipal tem um olhar humanizado para essa região nossa, onde a distância para o Centro é um pouco elevada e passa dos sete quilômetros. Tendo uma unidade local, existe essa descentralização e esse respeito. Estamos aqui para atender cada um com a maior alegria do mundo”, assegurou.

Ele apontou a economia do tempo como outro fator principal para os moradores buscarem o serviço. “Para um morador daqui fazer qualquer serviço em qualquer unidade central vai se gastar praticamente meio dia. Aqui na região, em dez minutos se humaniza o atendimento. Com esse novo posto, o braço da Prefeitura alcança a periferia”, acrescentou.

O taxista Antenor Crescêncio foi um dos moradores atendidos no primeiro dia de atividade do local. “Estou com meus impostos do ponto de taxi atrasados, vim saber como resolver essa questão e me explicaram o procedimento. Agora estou indo embora contente por saber que vou resolver essa pendência. O atendimento aqui é muito bom, rápido e eficiente”, elogiou.

Serviços disponíveis

O cidadão pode utilizar o Posto de Atendimento do Selmi Dei para informações, protocolos e requerimentos diversos, negociação de débitos com o município (inclusive em casos como processo judicial), parcelamentos ou emissão de boletos à vista, atualização de boletos municipais vencidos, solicitação de remissões e isenções de impostos, inclusive aquelas fundamentadas na Lei 884/2018 (Lei do Câncer), requerimento de cancelamentos de inscrições, suspensão ou baixa de alvarás, cadastramentos e alterações de endereço de entrega de carnês de impostos, revisões de IPTU, solicitação do Desconto Residência Própria para IPTU conforme legislação vigente, apresentação de recursos administrativos; solicitação de baixa de débitos eventualmente pagos ou compensações financeiras e restituição após revisão ou pagamento em duplicidade.

A unidade também pode ser acionada para requerer os mais diversos serviços de zeladoria, como tapa-buracos, podas e remoções de árvores, sinalizações de trânsito, entre outros. Há no local também atendimentos do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), que orientará os moradores sobre ligações de água, parcelamentos de débitos, termos,  segundas vias, entre outros. Entretanto, alguns serviços do DAAE estão disponíveis apenas mediante agendamento pelo telefone 0800-602 2324. Os telefones para contato são (16) 3322-0976 ou 3332-6758.

 Patrono da unidade

O posto de atendimento do Selmi Dei leva o nome de “Orlando Carlos da Silva”, morador conhecido da comunidade. A homenagem partiu do vereador Guilherme Bianco, por meio do Projeto de Lei nº 44/2022. A inauguração oficial do espaço deve ocorrer no início do mês de abril.

Orlando Carlos da Silva, nascido em 1949 no município de Araraquara, dedicou seu trabalho à população araraquarense enquanto Soldado da Polícia Militar do estado de São Paulo, sendo a primeira equipe a prestar serviços no bairro do Selmi Dei, após a inauguração do posto policial. O bairro onde prestou serviços também era seu local de residência após o ano de 1981.

Orlando prestou concurso da Polícia Militar na década de 1970, após alguns anos trabalhando em uma gráfica. Após ser aprovado, dedicou uma temporada fora do município de Araraquara, formando-se policial militar em Taubaté, e posteriormente, iniciando sua carreira em Barretos e em Ribeirão Bonito. Logo que possível, Orlando retornou a Araraquara e construiu sua história junto à população, pela qual se tornou querido e lembrado com honra por todo seu zelo e competência.

Orlando, filho de Aparecida Dos Santos Silva e de Carlos José da Silva, casou-se com Maria Helena da Silva e deu continuidade à sua família através dos filhos Orlando Carlos da Silva Junior, Humberto Luiz da Silva, Carlos José da Silva Neto, Renato Cezar da Silva e Renata Fernanda da Silva. Quando do seu falecimento, em 1997, Orlando havia completado 48 anos.

Orlando da Silva tornou-se querido no bairro do Selmi Dei pela forma como tratava os munícipes, principalmente as crianças e adolescentes. De forma carinhosa e fraterna, ganhou a confiança dos pais para que seus filhos brincassem e desfrutassem das ruas em segurança. Através dos olhos de Orlando, muitas crianças cresceram sendo protegidas pela sua presença e aconselhadas pelos seus ensinamentos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.