Prefeitura abre inscrições para programa de incentivo a startups

0
142

Iniciativa visa a apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento

A Prefeitura de Araraquara abriu as inscrições para o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento.

O programa foi criado com o objetivo de fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios; estimular a criação de ambientes de inovação e estabelecer negócios inovadores; gerar desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valorizar a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município; valorizar a humanização, o conhecimento, o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente; e atrair e reter talentos, visando a expansão da geração de conhecimento do município.

Sua execução consiste no fomento ao ambiente de negócios e ao incentivo ao empreendedorismo inovador. A gestão é da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Coordenadoria Executiva da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo. O acompanhamento será do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção será com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI).

Mentorias

O projeto também prevê a realização de três mentorias que tirarão as dúvidas dos interessados. Elas terão aproximadamente duas horas de duração e serão realizadas no Sebrae (dia 28 de abril, 19h), Centro de Inovação da Uniara (5 de maio, 10h) e Instituto de Química da Unesp (18 de maio, 16h). Haverá transmissão online das mentorias, disponibilizada no Youtube. A Prefeitura, por meio de sua página no Facebook, também realizará um Canal Direto no início da próxima semana para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Inscrições e avaliações

Para fazer a inscrição no programa, é preciso já ter uma empresa, visto que a iniciativa destina-se a apoiar a execução de pesquisa em pequenas empresas já constituídas, portanto, com CNPJ ativo. O programa considera como empresas as empresas individuais de responsabilidade limitada, as sociedades empresárias, as sociedades cooperativas e as sociedades simples. Além disso, essa empresa precisa necessariamente ser sediada em Araraquara e deve ser feita a declaração de utilização de modelos de negócios inovadores, disponibilizada no site da Prefeitura.

Para se encaixar no programa, a startup deve se configurar em uma empresa que tenha faturado até R$ 16 milhões no ano-calendário anterior; e que tenha até 10 anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia. As propostas poderão ser submetidas por um coordenador, que deve ser empregado, pesquisador associado ou sócio de uma startup de Araraquara. Este coordenador é um pesquisador que assumirá a responsabilidade pela preparação, submissão da proposta e pela coordenação científica e administrativa do projeto.

Vale salientar ainda que o programa visa a apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador, ou seja, se o produto já foi desenvolvido, ele não pode ser apresentado.

O proponente poderá inscrever até três projetos com objetos distintos, independente da área ou modalidade, podendo ser contemplado em apenas um. A avaliação do projeto é feita por uma Comissão de Seleção (CS) que foi instituída no âmbito do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e que é formada por especialistas das áreas de conhecimento envolvidas no projeto para avaliá-lo. Os autores de projetos denegados receberão pareceres explicando os motivos da denegação e apontando eventuais fragilidades da proposta apresentada. Caso haja interesse, é possível entrar com recurso ou aprimorar o projeto baseado nos comentários dos assessores e submetê-lo em um novo edital.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.