Prefeitura abre campeonato municipal de futebol sub-11, sub-13 e sub-15

0
277
Foto: Tetê Viviani
São cerca de 650 atletas de 26 equipes participando do torneio iniciado no último sábado (30), no Estádio Dr. Luiz Bento Palamone (Acco), na Vila Xavier


A Prefeitura realizou na manhã de sábado (30) a solenidade de abertura do Campeonato Municipal de Futebol “José Ricardo de Freitas (Zé Lemão), que reúne as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. O evento foi realizado no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamone”, conhecido como Campo do Acco/Dente de Leite, na Vila Xavier.

A competição, que antes era realizada pelas ligas de futebol de Araraquara, conta pela primeira vez com a organização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

O campeonato terá duração de dois meses. As partidas serão sempre aos sábados, com três jogos pela manhã no campo do Centro de Esportes e Lazer “Carlos Guilherme Eduardo Fischer”, no Jardim Nova Época, e três jogos à tarde no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamone” (Acco/Dente de Leite), na Vila Xavier.

Ao todo, a competição é composta por 26 equipes, sendo seis times na categoria sub-11 (Aliança, Espaço Criança, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico), oito no sub-13 (Aliança, Espaço Criança, Estrela A, Grêmio Molina, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico) e nove no sub-15 (Aliança, Estrela A, Estrela B, Grêmio Molina, Invictus, Meninos da Praça, São José e Sport Olímpico). Primeiro e segundo colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas.

Cada equipe pode inscrever até 25 atletas, o que faz com que aproximadamente 650 atletas estejam envolvidos na disputa, inclusive com a integração de meninas entre eles.

Esporte é integração
O coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, ressaltou na abertura do evento que, além do aspecto da competição esportiva, o campeonato promove a integração e a sociabilidade entre todas as equipes.

Edio também destacou o legado de Zé Lemão, homenageado com o nome do campeonato. “Foi uma escolha unânime de homenagear o Zé Lemão. Uma pessoa que fez muito pelo esporte amador da cidade, principalmente pelas categorias menores”, afirmou.

O técnico da equipe Invictus, José Sérgio da Silva, falou em nome de todos os treinadores do campeonato. “As crianças estarão fazendo o que mais gostam, que é jogar futebol. Agradeço a Deus por as coisas estarem voltando ao normal e a gente poder estar fazendo essa festa aqui. Parabéns a todos e que seja um grande campeonato”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, a vice-presidente, Thainara Faria (PT), incentivou os participantes do torneio. “Araraquara tem respirado esporte, conquistando resultados em várias modalidades. Daqui sairão prodígios que irão defender a nossa cidade. Desejo um excelente campeonato a todos vocês. E que os familiares continuem incentivando vocês”, disse a vereadora.

Também estiveram no evento a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo; além dos atletas e comissões técnicas.

Homenageado
O homenageado com o nome do campeonato, José Ricardo de Freitas, o Zé Lemão, foi um dos ícones do futebol amador de Araraquara. O treinador sempre teve sua história ligada ao time de futebol amador do Colorado e foi responsável por revelar uma grande quantidade de jogadores, como Careca, PC de Oliveira e Marinho Rã.

Zé Lemão nasceu no dia 27 de março de 1945, em Matão. Quando tinha apenas um ano de idade, seus pais se separaram e sua mãe veio com ele para Araraquara, onde passou a residir no bairro do Carmo. Como toda criança, ele se apaixonou pelo futebol e sonhou em ser jogador profissional, mas desistiu por não levar tanto jeito com a bola nos pés.

Trabalhou como entregador de fotografias, entregador de pães, atendente no Bar da Estação e também como cobrador na Companhia Tróleibus Araraquara (CTA). Paralelamente, colaborava com o esporte amador da cidade, o que o levou a trabalhar nos clubes Araraquarense (por 18 anos) e 22 de Agosto (por 8 anos). Também escreveu colunas de esporte e polícia para o extinto jornal Diário da Araraquarense.

Após sua aposentadoria, decidiu se dedicar exclusivamente ao Colorado, além de atuar na função de diretor de categorias menores da Liga Araraquarense de Futebol (LAF), da Liga Araraquarense de Futebol de Salão (LAFS) e da Lefemara (Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara).

Zé Lemão faleceu em 2015, aos 69 anos, deixando um filho, Cristiano, e uma irmã, Rosa Maria. Sua importância no esporte é lembrada a cada ano pelos ex-jogadores que atuaram em sua equipe, que se unem no chamado Encontro entre Amigos do Colorado e do Atlas — time que foi criado por Armando Clemente, outro responsável por revelar atletas da cidade.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.