N/A

Prefeitos discutem prioridades da região

Prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, de universidades, organizações não-governamentais e entidades de outros setores discutiram, nessa semana, prioridades para a LDO de 2003, em audiência pública realizada no Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (SCVA).

O objetivo principal era diagnosticar e priorizar as ações requeridas ao Poder Estadual, visando fomentar o desenvolvimento sócio-econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a abertura do evento, José Alberto Gonçalves, diretor do Erplan, agradeceu a presença da comunidade.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, falou sobre a importância da participação da sociedade nas discussões de prioridades de investimento.

Em seguida, o deputado estadual Dimas Ramalho destacou que as audiências públicas que estão sendo realizadas em todo o Estado de São Paulo e que os deputados devem votar a LDO ainda neste semestre. “A Assembléia Legislativa não encerra o semestre sem votar a LDO. Se for preciso, temos que adentrar o recesso para votá-la”, comentou.

A prefeita de Américo Brasiliense, Cleide Berti Ginato, também presente no evento, considerou a audiência uma peça chave para o planejamento regional. “Tenho certeza que estamos indo para o caminho certo: o desenvolvimento é prioridade para os 26 municípios de nossa região”.

Prioridades

Na audiência, conduzida pelo diretor técnico da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, Maurício Hoffmann, os participantes votaram pelas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Emprego, apontando diretrizes para cada uma delas.

No item Segurança Pública, as prioridades estabelecidas na audiência foram a construção de um prédio em Araraquara para abrigar a 3ª Cia de Policiamento, aumento do efetivo da Polícia Militar, Civil e Ciretran, aquisição de equipamentos pessoais (colete à prova de bala, escudo, pistola) e para a inteligência policial, informatização das delegacias, formação de um banco de dados regional e substituição de viaturas.

Para o incremento do Trabalho, pediram apoio tecnológico e para a capacitação do agricultor, permitindo que se fixe na terra e agregue valor ao seu produto; criação de uma incubadora de empresas da agro-indústria, de pequenos distritos industriais nos municípios de menor porte e de uma Agência Regional de Desenvolvimento; recuperação de estradas vicinais; implantação do programa Jovem Cidadão e investimentos no Pavilhão da Facira, o qual poderá se um local para a realização de feiras e eventos.

Na Saúde, elencaram prioridades como investimentos do governo em programas de capacitação, aperfeiçoamento profissional e de atendimento de caráter ambulatorial e hospitalar do SUS; expansão dos serviços de urgência; instalação da fábrica de medicamentos da Fundação do Remédio Popular (FURP) na região e apoio ao atendimento descentralizado de saúde.

Já entre as prioridades envolvendo a área da Educação estão atenção especial ao Ensino Médio, com melhor remuneração aos professores e compra de equipamentos; desenvolvimento de laboratórios de informática; e mais ênfase ao ensino técnico, com atenção à expansão da Fatec de Taquaritinga.

Região

A audiência contou com a presença de dez prefeitos dos 26 municípios que compõem à Região Central do Estado: Edinho Silva (Araraquara), Cleide Berti Ginato (Américo Brasiliense), Antonio Sérgio Trentim (Santa Lúcia), Gregório Gulla (Gavião Peixoto), Dudu Bolito (Rincão) Carlos Augusto Bellintani (Dobrada), Emílio Carlos Fortes (Motuca), José Carlos Biasotto (Borborema), Osvaldo Aparecido Rodrigues (Nova Europa) e Jayme Gimenez (Matão).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS