Prefeitos da região conhecem estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba

0
105
Foto: Tetê Viviani

Prefeitos, secretários e gestores que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Central do Estado de São Paulo (Concen) realizaram visita técnica ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na terça-feira (7), com o objetivo de conhecer a estrutura do projeto, que completa 10 anos de atividades no complexo metropolitano expandido da Capital.

Durante a reunião de trabalho, o diretor executivo André Santos, da Inova Sorocaba, uma Organização Social que administra o PTS, apresentou um painel sobre a criação do órgão, objetivos e projetos em andamento.

Em seguida, a comitiva da região central percorreu as dependências do parque e o setor de empresas incubadas que desenvolvem diversos projetos, especialmente na área de inovação tecnológica.

O presidente do Concen, Luiz Antônio Noli, prefeito de Santa Lúcia, liderou o grupo e avaliou positivamente a visita técnica ao parque que é referência no Brasil, inclusive para estudo de elaboração e viabilidade de tal empreendimento da região central do estado, que abrange 28 municípios.

“Para nós é sempre gratificante buscar uma oportunidade para o nosso consórcio e viemos buscar como foi formado este centro tecnológico em Sorocaba. Este modelo de parque será de grande valia para nosso estudo de implantação do parque tecnológico na nossa região central. Esse conhecimento também será útil para avançarmos em algumas etapas da implementação”, projeta o presidente Noli.

O prefeito Gino Torrezan, de Dourado, também articulou o encontro, citou experiências vitoriosas de sua administração e destacou a importância do encontro. “Uma visita importante até para que possamos ver na nossa região quais são as vocações, inclusive nós temos uma grande empresa se instalando em Araraquara e que pode abrir muitas portas para várias startups e pequenas empresas. Este polo de Sorocaba nos dá uma boa visão do que podemos instalar em nossa região”, afirmou Torrezan.

Segundo o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, Damiano Neto, o Concen deu um passo importante para a primeira reunião sobre a criação de um parque na região central.

“O Parque Tecnológico de Sorocaba ocupa uma grande área em torno de um milhão de metros quadrados e 12 mil metros quadrados de área construída, tem investimentos da Prefeitura e gestão de uma OS, portanto já conhecemos um modelo de gestão exitoso, e iremos avaliar o local ideal para instalação em nossa região, buscar investimentos e um projeto que atenda os interesses de nossos 28 municípios”, adiantou Damiano Neto.

Também participaram da agenda os prefeitos Antônio Carlos (Dobrada), Dirceu Pano (Américo Brasiliense); o diretor executivo do Consen, José Antônio Silva Júnior; o diretor de planejamento Ricardo Lutti e o diretor do departamento jurídico André Luiz Mirandola, ambos de Dourado; e o chefe de obras Adriano Arruda, de Américo Brasiliense.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta