Prefeito visita programa social ‘Filhos do Sol’ no Centro da Juventude

0
489
Quase 100 adolescentes e jovens já foram beneficiados pelo programa desde o lançamento, no ano passado

O prefeito Edinho visitou nesta sexta-feira (1º) o programa social “Filhos do Sol”, no Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, localizado no Jardim Pinheiros.

O programa está atendendo cerca de 40 adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos e que estão em situação de risco pessoal e social. Desde o lançamento, no ano passado, o “Filhos do Sol” já beneficiou 93 pessoas.

Os participantes são indicados pelo serviço de proteção social do município — Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ou Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, além de validação pelo Comitê Municipal “Filhos do Sol”.

Além de terem o direito à renda mínima, os jovens participam de ações socioeducativas e de qualificação profissional. No momento da visita, Edinho e as autoridades acompanharam uma aula de música.

“Fico muito feliz por ver um programa tão importante sendo realizado e transformando a vida das pessoas. Agradeço muito à Câmara Municipal, à Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca de Araraquara, ao Ministério Público e à Defensoria Pública pela parceria na articulação desse projeto”, afirmou Edinho.

Também estiveram na visita a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro; a assessora de Políticas para a Juventude, Steyce Chaves; a gerente do programa “Filhos do Sol” e do Centro da Juventude, Daniela Prates; além da equipe da unidade.

O programa
O “Filhos do Sol” é executado e gerido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos.

Para a inserção no programa, os adolescentes e os jovens devem apresentar condições de extremo risco pessoal e social, além de aceitarem o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento. O programa abrange pessoas que não estão incluídas pelo “Jovem Cidadão”.

O repasse dos recursos financeiros é efetuado mediante cartão bancário. Os beneficiários recebem cartões de vale-transporte para fins de participação nas ações ofertadas pelo programa.

A concepção do programa ocorreu de articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Araraquara.

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.