“Melhoria das Condições de Trabalho no Setor Canavieiro” foi o tema do fórum realizado no Sesc, numa promoção do programa Estadual Rural (Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador) e Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo. O prefeito Edinho Silva participou da abertura, ao lado de autoridades, sindicalistas, auditores e representantes de empresas.
Discutir soluções e propostas para o setor canavieiro é a meta do fórum, que divulga o que está sendo realizado na área e também estimula as empresas a buscar melhores alternativas para esse tipo de trabalho. O sol, a fuligem da cana queimada, o aparato utilizado no serviço, a “bóia fria”, o corte da cana, o manuseio do feche de cana, assim como agrotóxico, transporte e registro profissional fizeram parte dos temas abordados.
“O poder público municipal, mesmo não tendo atuação direta, deve estar presente nas ações fundamentais para a sociedade, e o fórum discute um tema que permeia as relações sociais da cidade e região”, lembrou Edinho. O prefeito também citou a criação do Cerest, nessa administração, “elaborado para discutir, formatar e colocar em prática políticas públicas para aqueles que geram a riqueza e garantem o desenvolvimento da região, ou seja, políticas públicas para relações de trabalho”.
Edinho comentou a importância do setor agroindustrial para o desenvolvimento da região e destacou o setor como âncora fundamental da economia, assim como o setor cítrico. “Um dos princípios dos teóricos da economia diz que quando as relações de produção são alteradas, as relações sociais também são. Se o setor canavieiro passa por modernização, então o social e as relações de trabalho e produção também se alteram”, finalizou o prefeito.