Prefeito Edinho entrega academia ao ar livre no Jardim Imperador

0
334
Família de Rute Canutto Bergamim durante entrega da academia ao ar livre no Imperador
Novo espaço de promoção de atividades físicas fica na Praça Guido Michetti e leva o nome de Rute Canuto dos Santos Bergamim

Em solenidade realizada neste domingo (1º), a Prefeitura de Araraquara entregou para a população a academia ao ar livre “Rute Canuto dos Santos Bergamim”, na Praça Guido Michetti, no Jardim Imperador. O prefeito Edinho, secretários e gestores municipais participaram da entrega, que foi feita antes do evento “Ruas de Lazer”, realizado na mesma praça.

O espaço leva o nome de Rute Canuto dos Santos Bergamim, uma personalidade muito querida naquele bairro. Rute nasceu no dia 31 de dezembro de 1951, no Sítio Tanquinho, na cidade de Araraquara. Estudou na Escola Mista da Estação de Tutóia e posteriormente na Escola Estadual Dorival Alves. Casou-se com Antônio Bergamim e dessa união nasceu a filha Simone Canuto Bergamim. Ficou viúva e casou novamente com José Carlos Corrêa, com quem teve sua segunda filha, Marília Canuto Corrêa. Foi servidora pública na década de 1980 na Escola Estadual Letícia de Godoy Bueno Carvalho Lopes. Rute Canuto dos Santos Bergamim faleceu no dia 26 de setembro de 2019.

O prefeito Edinho, que cresceu no Jardim Imperador, enalteceu a homenageada. “Fico muito feliz de poder, enquanto prefeito, fazer essa homenagem à Rute, que sempre foi uma liderança muito forte, uma figura emblemática e impositiva. Certamente ela está presente entre nós. Tenho comigo que as pessoas não vão embora. Elas podem até nos deixar em vida, mas aquilo que elas construíram fica e o legado vive em nós eternamente. E a Rute vai continuar vivendo em nós eternamente por tudo o que ela representou e por ter seu nome vinculado a um espaço tão importante para o bairro e pelo qual ela tinha muito carinho”, comentou.

A indicação do nome de Rute para a academia ao ar livre foi aprovada pela Câmara Municipal de Araraquara após uma indicação do presidente da Casa de Leis, o vereador Paulo Landim (PT), que também se lembrou da homenageada. “Hoje, ao nomearmos essa academia ao ar livre em sua homenagem, prestamos um tributo a uma mulher extraordinária, com um legado de amor, de empatia, compromisso com sua comunidade, que inspira a todos nós a sermos melhores cidadãos e a cuidarmos uns dos outros. Que essa academia seja um testemunho vivo da força e dos espírito de  Rute Canuto dos Santos Bergamim e que todos aqueles que utilizarem encontrem aqui saúde, alegria e amizade”, salientou.

Simone Canuto Bergamin, filha de Rute, se mostrou emocionada com a homenagem. “É uma alegria imensa recebê-los nessa praça, onde minha mãe foi muito feliz. Nós também frequentamos essa praça e a minha alegria maior é poder recordar da minha mãe em um local tão cheio de vida, uma praça tão linda. Um detalhe que eu gostaria de compartilhar com vocês é que se passaram quatro anos desde que minha mãe faleceu e eu nunca tive coragem de ir ao cemitério. É muito dolorido isso para mim. Ter essa homenagem, poder frequentar essa praça podendo lembrar da minha mãe aqui, é maravilhoso, e indescritível”, frisou.

A solenidade também teve a participação de alunos das Oficinas Culturais, que recitaram uma poesia sob a orientação da professora Luana. Também marcaram presença os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Alcindo Sabino (PT); a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária da Cultura, Teresa Telarolli; Marcos Rocha, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Ernesto Velosa, representando a Secretaria de obras e serviços Públicos; o chefe de gabinete, Renato Ribeiro; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; a presidente do COP, Sandra Catanzaro; além de familiares e amigos da homenageada, Rute Canuto dos Santos Bergamim.

A academia

O novo espaço para a prática de atividades físicas conta com aparelhos para as mais diferentes funções, como remador (que trabalha os músculos superiores e posteriores), simulador de cavalgada duplo (fortalecimento dos músculos dos membros superiores e inferiores), multi-exercitador 6×1 (trabalha todas as regiões musculares), giro diagonal duplo (aumenta a mobilidade das articulações de ombros e cotovelos), pressão de pernas duplo (melhora a flexibilidade dos membros superiores, inferiores e quadril), prancha lateral dupla (para membros inferiores, quadril e região lombar), barra alta giratória tripla (trabalha força e coordenação do tronco), esquiador duplo (para membros superiores, inferiores e quadril) e simulador de percurso duplo (desenvolve a coordenação motora e a mobilidade dos membros inferiores). O local também conta com dois equipamentos que podem ser utilizados por pessoas cadeirantes: o voador peitoral (que fortalece a musculatura peitoral e dos ombros) e o remador (que trabalha todos os músculos superiores e posteriores).

Os aparelhos podem ser usados normalmente por pessoas com mais de 60 anos, porém não são recomendados para menores de 12 anos de idade. O local conta com um painel com as orientações de utilização dos aparelhos e também de alongamentos para serem feitos antes e depois das atividades. Vale destacar que, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante consultar um médico.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.