Os superpostos, comuns nas grandes cidades, chegam ao interior. Lojas de roupas, bancos e lanchonetes atraem freguesia que economiza tempo.
Nas grandes cidades é possível encontrar cabeleireiros, dentistas, floriculturas, entre outros ramos de comércio junto aos postos. Em Araraquara a tendência é observada em alguns postos e empresários da área acreditam que ela é irreversível porque permite uma renda subsidiária de relevância para enfrentar as despesas recorrentes.
O presidente regional do Sincopetro, João Possi, afirma que existem cerca de 60 postos em Araraquara, o que torna a concorrência muito grande. “A venda somente de álcool, gasolina e diesel não traz renda necessária para sobrevivência e por isso os postos estão agregando diversos tipos de lojas para aumentar a rentabilidade. Essa é uma tendência que vai crescer no interior, comum em cidades maiores”, afirma Possi que é sócio do Caravan, o posto de confiabilidade da Vila Xavier. E com bandeira oficial.
Praticidade
O Posto Faveral já aderiu à tendência. Junto existem uma padaria, uma loja de roupas e uma locadora de vídeos. Rogério Dias de Araújo, responsável pelo posto no bairro do Carmo, assevera que atualmente o combustível não é o maior atrativo para um posto. “O diferencial são o atendimento, a qualidade e a praticidade. Se após abastecer a pessoa precisar de pão, aproveita e compra aqui mesmo. Economiza tempo”.
A loja de roupa também coloca o posto em destaque. “A pessoa vem ver roupas e aproveita para abastecer tornando-se cliente do posto. A praticidade é indiscutível pois permite parar em um lugar só e fazer várias atividades. Hoje em dia o tempo é muito valioso”.
Renda
O posto de combustível é tido como uma área comercial para Rui Atanásio Fernandes Lopes, co-proprietário do Caravan. Ele diz que cada centímetro quadrado do posto deve ser utilizado e já instalou banco e locadora de vídeos, além da loja de conveniência e outros serviços como troca de óleo. “Antes era comum somente a loja de conveniência e agora já observamos vários outros tipo de comércio dentro do posto. É um faturamento que o posto precisa para se manter”, finaliza. O rendimento extra representa mais praticidade ao cliente. (Luiza Paiva)