Geraldo Polezze
Na semana, a entrevista com Ernesto Lia e Ivo Dall’Acqua Junior. Dois pilares da cultura araraquarense, daqueles que a gente chega perto e não tem vontade de sair. E sem ostentação, o que é formidável.
Negativo
O presidente do Brasil foi à inauguração de uma ponte na Venezuela e, entusiasmado com a possibilidade de ajudar ao companheiro Chaves, voltou a citar a elite e a imprensa que lhe seriam contrários. Presidente, o nosso país (ainda) não tem briga de classe. Mas, muito de violência é por causa desse desnível: poucos têm muito e muitos têm quase nada.
1- Silêncio é de ouro
Principalmente para determinados assuntos, como os ligados à prefeitura de Araraquara. Um secretário, nesta semana, defendeu alguns fundamentos que fizeram lembrar das falhas horríveis. Como por exemplo a cidade entregue ao lixo. Fiquem quietos, ilustres senhores!
2- A mulher magérrima
É boa para a passarela, não para namorar. Esse negócio de pele e osso serve apenas para fragilizar o organismo. Nesta semana, a mãe chorou a morte da filha anoréxica.
3- Crime dos agenciadores
A mãe, ao invés de chorar, deveria denunciar a agência que obrigava (mesmo subliminarmente), a sua filha a comer uma folha de alface e beber um copo de água. A modelo teria sido induzida a permanecer com medidas grotescas.
4- A linda Ana Carolina
Bonita de rosto e um corpo sustentado por duas pernas esqueléticas. Nota 10 na passarela, na visão de seus patrões… e na vida normal? Exatamente 40 quilos para sustentar 1,74m, não é uma loucura? A moça, escrava das medidas, tinha 21 anos.
5- Ela teve inapetência
Falta de vontade de comer, uma doença. Só para ampliar a voz da mãe enlutada que iria ganhar uma casa da filha: pais, cuidado com a sua filha. Medidas exigidas no contexto de um grupo social podem levar à morte.
6- Outras denúncias
A imprensa volta a falar de algumas pessoas que teriam mandado ilegalmente milhares de dólares para o chamado paraíso fiscal. Há quantos anos se fala nisso? A Polícia Federal, nesta semana, realizou mais uma busca e apreensão. Nem vamos nominá-los…
7- CPI arquivada
Dá até para lembrar que o deputado Dimas Ramalho testemunhou o arquivamento da CPI do Banestado. Alí muitos conhecidos teriam enviado milhões de dólares para fora do Brasil… e daí?
8- É uma vergonha
Plagiando o Boris, isso e outros “issos” são uma vergonha. Mas, quem sabe agora com os deputados federais “dobrando” seus salários poderemos ter um trabalho de gabarito maior, mais de acordo com os “elevados interesses do povo”. A frase entre aspas é usada em período eleitoral.
9- O espaço controlado
Medida de extrema truculência: controladores do espaço aéreo ficam aquartelados. Quer dizer, ninguém sai do “quartel”, isto é, da torre de comando que baliza os aviões transportando muita gente. O emocional poderia ter ocasionado outra colisão, de 154 mortos…
10- Deixem os palanques
Todo santo dia vem notícia sobre as trombadas de gente que está no poder. A troca de grupos de brasileiros, preparados e brilhantes escolhidos democraticamente pelo povo, é a essência de nosso sistema de governo. Mas, está na hora de passar o país a limpo. Novas normas constitucionais, sem amarrar cachorro com lingüiça: os constitucionalistas não podem ser detentores de mandato eletivo.