Por que seu tornozelo está inchado? Veja causas e soluções

0
110

Ao tornar-se cada vez mais comum, o inchaço nos tornozelos vem sendo cada vez mais pesquisado pelos brasileiros que buscam entender melhor esse problema. Com este propósito, neste artigo, resumimos algumas das principais causas e soluções para o Tornozelo Inchado.

Diariamente, pessoas têm se queixado mais de dores nos tornozelos, principalmente inchaços, e um comportamento muito comum das pessoas ao notar esse problema e que deve ser evitado é simplesmente ignorá-lo. Os inchaços não simplesmente acontecem do nada, existe uma causa, e não procurar ajuda especialista e combater o problema em sua origem é cooperar com sua frequência.

Na ocorrência de inchaços frequentes, busque um médico ou especialista para ajudar a encontrar a causa dessa patologia. Causa essa que pode ser problemas de circulação sanguínea por exemplo, comum em trabalhadores que passam longos períodos sentados ou em pé. A falta de movimento dos músculos da panturrilha faz com que o sangue se acumule nessa região do corpo e causando o inchaço; nesses casos também podem surgir varizes e dores nas pernas.

Lesões e entorses nessa região também levam ao inchaço. Além disso, doenças degenerativas, aquelas que deterioram a saúde com o tempo, são grandes causadoras de inchaços, a exemplo da tendinite de calcâneo e a Artrose.

Outros motivos para o tornozelo inchado são os desalinhamentos nas articulações do tornozelo e joelhos, que podem ser valgo, quando desvia para dentro, ou varo, quando desvia para fora. Mateus Martinez, fisioterapeuta especialista com mestrado pela Universidade de Queensland, explica: “Quem possui uma pisada desalinhada em qualquer nível, com joelhos valgo ou varo, ou com pisadas pronadas ou supinadas, acaba tendo também um desalinhamento no tornozelo e sobrecarga na articulação”.

Com exceção dos casos mais específicos, relacionados a doenças, os inchaços no tornozelo estão muitas vezes relacionados ao desconforto na pisada ligado a calçados apertados, má circulação e articulações desalinhadas. Como o próprio Mateus Martinez recomenda, além de massagens e exercícios que aliviam o inchaço no momento, uma boa maneira de amenizar esse problema é utilizando calçados confortáveis e leves, juntamente com o uso de palmilhas sob medida.

“A palmilha melhora a estabilidade do seu tornozelo, as palmilhas sob medida são fabricadas de forma exclusiva para adequar-se às necessidades individuais de cada pessoa, dando suporte, conforto e diminuindo a sobrecarga no tornozelo.” esclarece Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor, empresa especializada no tratamento de dores nos pés, tornozelos e joelhos, que escreveu um artigo com ainda mais informações sobre esse tema.

Para mais informações e detalhes sobre a causa do inchaço e outras soluções, confira o artigo completo na Pés Sem Dor.

(Assessoria Pés Sem Dor)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.