Marcelo Barbieri e convidados, nesta semana, recepcionaram no Paço Municipal "Prefeito Rubens Cruz", o diretor de operações mundial da empresa sul-coreana Hyundai Rotem, Jong-Mook Choi. O empresário se fez acompanhar do gerente de projetos, Stan Ryu; do diretor gera, Choon-Sung Han; do gerente geral da Iesa Transportes, Fernando Nunes de Oliveira, e do presidente da Iesa Araraquara, Ricardo Woitowicz. Antonio Martins e Nino Mengatti, além de outros secretários e vereadores convidados, marcaram presença.
O prefeito destacou Jong-Mook Choi, especialmente em Araraquara, fundamental para consecução do consórcio entre Iesa e Hyundai Rotem (anunciado em 2013 ao vencer concorrência da CPTM). Vai fabricar 30 composições, num total de 240 carros para o Governo do Estado. Ressaltou a transferência de tecnologia da Hyundai para a indústria brasileira na produção de trens e o apoio da empresa sul-coreana ao projeto que visa transformar Araraquara em polo ferroviário.
Ferrovia
O prefeito Barbieri destacou a alta tecnologia dos trens sul-coreanos, principalmente da linha do Metrô de Seul (capital da Coreia do Sul), "considerada uma das mais seguras e modernas do mundo" tendo agradecido apoio da Hyundai e Câmara Municipal ao futuro polo ferroviário.
"A Coreia do Sul avançou muito nos últimos 30 anos no transporte ferroviário, por isso a Hyundai vence grandes concorrências internacionais para produzir trens. Essa alta tecnologia será muito importante para o Brasil", disse Marcelo, que visitou a Coréia no mês passado.
Seminário
O prefeito anunciou para o final de maio, em Araraquara, um seminário sobre o setor ferroviário que reunirá empresários da área para discutir a produção de trens no Brasil. Choi agradeceu a hospitalidade e a produção, na língua sul-coreana, do vídeo institucional sobre o potencial de Araraquara. "O único no mundo narrado em sul-coreano", disse ao destacar consórcio com a Iesa, que produzirá trens para a CPTM e para o Metrô de Salvador (BA).
Jong Mook Choi garantiu apoio da Hyundai Rotem ao projeto do prefeito Marcelo em tornar Araraquara um polo ferroviário.