Plenária temática de Idosos do OP escolhe Centro Dia do Idoso na região norte

0
193
Investimento eleito como prioritário será colocado no Orçamento da Prefeitura; plenária ocorreu no Teatro Wallace, no Centro, nesta sexta-feira (5)

A plenária temática de Idosos do Orçamento Participativo escolheu como prioridade a construção de um Centro Dia do Idoso na região norte de Araraquara, nas regiões dos bairros Selmi Dei e São Rafael. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (5), no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, no Centro.

Foram cerca de 90 idosos participando da plenária, sugerindo propostas e votando no que é prioridade para ser investido pela Prefeitura. A sugestão vencedora recebeu 58 votos.

Administrado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. O atendimento é público para idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária.

“Uma unidade do Centro Dia do Idoso já está em funcionamento no Carmo. Além da eleita hoje, a região do Santa Angelina também foi para o OP no mês passado econseguiu passar essa proposta. Serão três Centros Dia do Idoso em Araraquara, portanto. Um investimento fundamental para que nossa população envelheça com qualidade de vida e acolhimento”, declarou o prefeito Edinho.

A defensora da proposta vencedora na plenária, Leoni de Oliveira, de 66 anos, moradora do São Rafael, concedeu entrevista à página da Prefeitura no Facebook. “É muito importante um Centro Dia na região norte, porque existem muitos idosos necessitados, precisando de ajuda. Que têm família, mas que a família precisa trabalhar e não tem com quem deixá-los. Os idosos ficam sozinhos em casa, abandonados. Muitos até caem e se machucam. Tem muitos idosos ali precisando dessa ajuda e desse apoio”, afirmou Leoni.

Também estiveram presentes na plenária as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Paulo Landim (PT) e Emanoel Sponton (Progressistas), representando a Câmara Municipal, além de secretários, coordenadores e gestores municipais e da equipe do Orçamento Participativo.

Reta final
O Orçamento Participativo entra na reta final com a realização das duas últimas plenárias. Neste sábado (6), às 15h, a plenária da Região 10 será realizada na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), situada na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro. Integram a Região 10 o distrito de Bueno de Andrada, o Assentamento Bela Vista, o Horto de Bueno, o Rosa Martins e o Assentamento Monte Alegre (setores 3 e 6).

Fechando o OP 2022, a Plenária da Cidade está marcada para a próxima quarta-feira (10), às 19h, também na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz. Os temas Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública venceram a votação do OP Digital no site da Prefeitura e serão levados para debate, apresentação de propostas e votação de investimento prioritário na plenária presencial.

A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).

Cronograma de plenárias do Orçamento Participativo:

6/8 – sábado – 15h – Região 10
Local: Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial)
Endereço: Avenida Bandeirantes, nº 503, Centro

10/8 – quarta-feira – 19h – Temática Cidade (propostas dentro dos temas Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública)
Local:
 Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial)
Endereço: Avenida Bandeirantes, nº 503, Centro

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.