Plenária LGBTQIA+ do Orçamento Participativo acontece nesta sexta (1)

0
295

Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)” recebe reunião às 19h

Nesta sexta-feira, 1º de julho, às 19h, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)”, que fica na Av. Espanha, 532, Centro, sediará a Plenária Temática LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e todas as identidades sexuais e de gênero) do Orçamento Participativo, programa que permite à população opinar sobre onde serão investidos os orçamentos públicos.

As plenárias temáticas envolvem sete públicos específicos, divididos em Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade. Essa será a quarta plenária temática do OP 2022. A primeira plenária temática aconteceu no dia 20 de maio, no Instituto de Cegos Santa Luzia, onde foi realizada a Plenária das Pessoas com Deficiência e foi eleita como prioridade a adequação e reforma do espaço da equoterapia no Parque do Pinheirinho. A segunda foi voltada para a população negra, que elegeu como investimento prioritário a implantação de um memorial da história e da cultura da população negra em Araraquara. A terceira temática foi realizada na última sexta-feira (24), quando a Juventude elegeu como prioridade a reforma da Praça Scalamandré Sobrinho, com revitalização das pistas de skate e implantação de um skate park.

Casa de Acolhimento às Pessoas LGBTQIA+

Foi por meio da Plenária Temática LGBTQIA+ do Orçamento Participativo que a Prefeitura implantou a Casa de Acolhimento às Pessoas LGBTQIA+ “Ricardo Corrêa da Silva”, que foi inaugurada nesta quinta-feira (30).

A obra foi uma conquista eleita por unanimidade na plenária temática LGBTQIA+ do Orçamento Participativo de 2019. Na ocasião, durante a defesa da proposta vencedora, a população LGBTQIA+ relatou episódios de problemas familiares devido à falta de aceitação da orientação sexual. Em alguns casos, os filhos foram tirados de casa e não tinham lugar para serem acolhidos. Por isso, a necessidade apontada para a criação da unidade.

A casa abrigo oferecerá proteção social de alta complexidade para a população LGBTQIA+ em situação de rua e desabrigo por abandono, ausência de residência e sem condições de autossustento. Os encaminhamentos serão feitos pelo Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)”, que fica na Avenida Espanha, 536, Centro, e que pode ser contatado pelo telefone (16) 3339-5002.

Próximas plenárias

A próxima plenária temática do OP está marcada para o dia 8 de julho, sexta-feira, às 19h, quando será realizada a Plenária das Mulheres no Centro de Referência da Mulher. Um dia antes, na quinta (7), a Plenária da Região 6 reunirá o público no CEC Piaquara (Rua Bahia, s/n, Vila Xavier).

O Orçamento Participativo é desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. Os horários, datas e locais das plenárias podem sofrer alterações, por isso é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura para mais informações.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS TEMÁTICAS

Plenária LGBTQIA+
Data/Horário: 1º de julho, sexta-feira, 19h;
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, Av. Espanha nº 532, Centro;

Plenária das Mulheres
Data/Horário: 8 de julho, sexta-feira, 19h;
Local: CRM – Centro de Referência da Mulher – Av. Espanha nº 532, Centro

Plenária dos Idosos
Data/Horário: 16 de julho, sábado, 9h;
Local: CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil) – Rua São Bento nº 1993, Centro;

Plenária da Cidade
Data/Horário: 11 de agosto, quinta-feira, 19h;
Local: ETEC Ana de Oliveira Ferraz – Av. Bandeirantes nº 503, Centro.

 

PRÓXIMAS PLENÁRIAS REGIONAIS

Região 6
Data/Horário: 7 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CEC Piaquara – Rua Bahia, s/n, Vila Xavier;

Região 5
Data/Horário: 14 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CER Leonor Mendes de Barros – Rua São Bento, 1993 Centro;

Região 7
Data/Horário: 21 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CER Ângelo Lorenzetti – Av. Carlos Bersanetti Filho, nº 150, Altos dos Pinheiros;

Região 10
Data/Horário: 23 de junho, sábado, 15h;
Local: CER Leonor Mendes de Barros – Rua São Bento, Centro;

Região 8
Data/Horário: 28 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: Comunidade São Dimas – Av. Papa Pio XXIII – Jardim Martinez;

Região 2
Data/Horário: 4 de agosto, quinta-feira, 19h;
Local: AAEE – Rua Mondo Archimedes, 620  Jd. Aclimação.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.