Plantio de mudas no Parque Botânico marca o Dia da Árvore em Araraquara

0
352

Celebrado no Brasil no dia 21 de setembro, a data visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação das árvores e das florestas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Daae Araraquara realizam nesta terça-feira (21), às 09h, um plantio de mudas no Parque Botânico para celebrar o Dia da Árvore. O evento visa estimular a conscientização e a sensibilização dos moradores da cidade em relação à importância da arborização urbana. A atividade conta com o apoio do mandato da vereadora Thainara Faria, autora da Lei Municipal 10.273/2021 que Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara a Semana de Artes, Meio Ambiente e Estudos “Edna Portari”, a ser comemorada anualmente na 4ª semana do mês de setembro.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica que no Brasil, se definiu o dia 21 de setembro para comemorar o Dia da Árvore por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. “O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza”. Porsani ressalta que o Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasi. “Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro”.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, reforça que serão plantadas cerca de 100 mudas no local, sendo 70 doadas pela própria Secretaria de 40 pelo mandato da vereadora Thainara Faria, “Iremos plantar espécies nativas (Ipê Amarelo, Ipê Branco e Ipê Roxo, Mirindiba e Aldrago), exóticas (Pata de Vaca e Escova de Garrafa) e frutíferas (Goiabeira, Pitangueira e Ingá)”.
De acordo com ele, durante o evento os participantes serão sensibilizados sobre a importância das árvores pelos técnicos da Secretaria. “Posteriormente os participantes serão instruídos sobre como devem plantar uma muda de árvore, salientando os cuidados necessários para seu desenvolvimento”.
O gerente de Conservação, Arborização e Biodiversidade, Fernando de João Braga, salienta que a importância do dia da árvore é o simbolismo, trazer reflexão sobre a importância das árvores e de preservá-las. “Árvores dão frutos, sombra, melhoram o clima e a qualidade do ar. A atenção e o respeito com as árvores devem ser diários dada a sua importância”.
A vereadora Thainara Faria sempre realizou ações de conscientização quanto ao desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, já que a pauta é um dos nortes de seu mandato, como por exemplo o projeto Nosso Pomar. Durante a audiência pública realizada no dia 02 de setembro, cujo tema era a discussão da implantação da Semana de Artes, Meio Ambiente e Estudos “Edna Portari”, a parlamentar surpreendeu os presentes ao anunciar que seu mandato doará 40 mudas para a celebração deste ano, fato que originou a ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente.
Thainara ainda destacou que “diante do desmatamento recorde que estamos vivenciando no país, com desprestígio às pautas ambientais, é dever de todos e todas tomar medidas que incentivem a conscientização sobre a necessidade de preservação do espaço em que vivemos”.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.