Pior do que a do dossiê

Jaime Leitão (*)

Colabora: Fernando Cláudio G. Bazzoli (Há coisas que nos estarrecem, e o povo pode continuar cordeiro?)

O atual governo, de trapalhada em trapalhada, aos poucos vai sendo desmoralizado. O escândalo do dossiê, armado pela cúpula petista para derrubar Serra, e que Lula disse ignorar, está valendo vários pontos negativos para o presidente nas pesquisas, porque essa justificativa de que ele não sabia de nada não colou e nem poderia.

Agora descobri uma outra jogada pior até que a do dossiê, só que não ganhou a repercussão que merecia. O articulista Carlos Chagas publicou em sua coluna na revista “Brasília em Dia”, uma revelação estarrecedora e ao mesmo tempo ridícula.

Foi criada uma ONG (Organização Não-Governamental) com o nome de Sociedade dos Amigos de Plutão, que tem por objetivo promover palestras no Brasil e no exterior para transformar Plutão em planeta novamente, já que há um mês ele foi rebaixado à condição de asteróide. E a justificativa da ONG é que essa decisão abre precedente para que a Terra no futuro também seja rebaixada e até extinta (!). Depois contam piada de português como se os brasileiros fossem inteligentíssimos e os portugueses burros. Esses brasileiros da ONG que nasce são todos ligados ao PT e o líder da mesma é um ex-líder sindical, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao PT e, segundo Carlos Chagas, amigo íntimo do presidente Lula.

O mais grave vem agora: a criação da ONG saiu no “Diário Oficial”, que publicou a liberação de R$7,5 milhões para as primeiras ações da ONG. E tem mais: a nova ONG pretende firmar convênios de publicidade com a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e os Correios. E não para por aí: segundo Carlos Chagas, foram programadas retiradas semanais de R$20 mil para cada um dos (atenção para o número), 800 diretores da ONG.

Esse é disparado o maior escândalo do governo Lula. Não entendo porque não está sendo divulgado com o destaque que este assunto tão vergonhoso e absurdo merece.

Há ONGs sérias, mas muitas são só fachadas para justificar recebimento de dinheiro público, sem devolver nada em termos de benefícios para a sociedade. E eles são tão burros que nem disfarçam. Essa de ONG para salvar Plutão é de cabo de esquadra. Até para ser corrupto tem que ter o mínimo de inteligência. Não é o caso. Carlos Chagas cita uma ONG que dá proteção a gatos cegos. Se Lula for reeleito, provavelmente irão aparecer ONGs como a Sociedade Protetora das Borboletas sem Asas, dos Cachorros de Três Patas, dos Unicórnios de Dois Chifres e dos Sem-Noção de Nada.

Permitir que se criem ONGs com dinheiro público com o objetivo único de favorecer companheiros de partido, com ganhos extraordinários, é um crime tão grave quanto “mensalão”, “mensalinho” e máfia das sanguessugas.

Quantas ONGs existirão na mesma Base?

A eleição, em segundo turno aí está. Ainda é tempo de acordar e evitarmos o caos.

(*) Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo infantil neste sábado no Sesc Araraquara

“Rumo ao Natal” em Araraquara

Curso “Crie Seu Brechó Online”, neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS