Jaime Leitão (*)
Colabora: Fernando Cláudio G. Bazzoli (Há coisas que nos estarrecem, e o povo pode continuar cordeiro?)
O atual governo, de trapalhada em trapalhada, aos poucos vai sendo desmoralizado. O escândalo do dossiê, armado pela cúpula petista para derrubar Serra, e que Lula disse ignorar, está valendo vários pontos negativos para o presidente nas pesquisas, porque essa justificativa de que ele não sabia de nada não colou e nem poderia.
Agora descobri uma outra jogada pior até que a do dossiê, só que não ganhou a repercussão que merecia. O articulista Carlos Chagas publicou em sua coluna na revista “Brasília em Dia”, uma revelação estarrecedora e ao mesmo tempo ridícula.
Foi criada uma ONG (Organização Não-Governamental) com o nome de Sociedade dos Amigos de Plutão, que tem por objetivo promover palestras no Brasil e no exterior para transformar Plutão em planeta novamente, já que há um mês ele foi rebaixado à condição de asteróide. E a justificativa da ONG é que essa decisão abre precedente para que a Terra no futuro também seja rebaixada e até extinta (!). Depois contam piada de português como se os brasileiros fossem inteligentíssimos e os portugueses burros. Esses brasileiros da ONG que nasce são todos ligados ao PT e o líder da mesma é um ex-líder sindical, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao PT e, segundo Carlos Chagas, amigo íntimo do presidente Lula.
O mais grave vem agora: a criação da ONG saiu no “Diário Oficial”, que publicou a liberação de R$7,5 milhões para as primeiras ações da ONG. E tem mais: a nova ONG pretende firmar convênios de publicidade com a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e os Correios. E não para por aí: segundo Carlos Chagas, foram programadas retiradas semanais de R$20 mil para cada um dos (atenção para o número), 800 diretores da ONG.
Esse é disparado o maior escândalo do governo Lula. Não entendo porque não está sendo divulgado com o destaque que este assunto tão vergonhoso e absurdo merece.
Há ONGs sérias, mas muitas são só fachadas para justificar recebimento de dinheiro público, sem devolver nada em termos de benefícios para a sociedade. E eles são tão burros que nem disfarçam. Essa de ONG para salvar Plutão é de cabo de esquadra. Até para ser corrupto tem que ter o mínimo de inteligência. Não é o caso. Carlos Chagas cita uma ONG que dá proteção a gatos cegos. Se Lula for reeleito, provavelmente irão aparecer ONGs como a Sociedade Protetora das Borboletas sem Asas, dos Cachorros de Três Patas, dos Unicórnios de Dois Chifres e dos Sem-Noção de Nada.
Permitir que se criem ONGs com dinheiro público com o objetivo único de favorecer companheiros de partido, com ganhos extraordinários, é um crime tão grave quanto “mensalão”, “mensalinho” e máfia das sanguessugas.
Quantas ONGs existirão na mesma Base?
A eleição, em segundo turno aí está. Ainda é tempo de acordar e evitarmos o caos.
(*) Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.