Objetivando a construção de um centro de pesquisas em Araraquara, a fim de reduzir os custos e aumentar a confiabilidade no sistema de transmissão de energia elétrica no País, prefeito Marcelo Barbieri encaminha uso de extensa área de terra.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos será erguido em uma área de 146 mil m², doada pela Prefeitura, empregando na primeira etapa 80 profissionais. As obras do centro deverão começar em setembro.
O prefeito Marcelo Barbieri afirmou que o projeto da Eletronorte representa uma inovação para o setor de transmissão de energia para as próximas décadas. "O setor elétrico tem um papel decisivo no desenvolvimento econômico e social do País e Araraquara terá importância fundamental neste processo. Por isso, a Prefeitura dará apoio ao empreendimento, com o engajamento de todas as secretarias". Os recursos estão garantidos pela obrigatoriedade da destinação de 1% do faturamento bruto da Eletronorte para o investimento em pesquisa, o que mostra a viabilidade do projeto.
Aviação
Para o diretor de operação da Eletronorte, Wady Charone Junior, o investimento em Araraquara representará um novo paradigma ao setor. "Vamos trazer o conceito da aviação para o setor energético brasileiro que é do risco zero e redução de perdas, para atingirmos altos índices de segurança na transmissão energética, fundamental para garantir o crescimento do País". De acordo com o diretor, o investimento inicial será de R$ 11 milhões.
A escolha de Araraquara levou em conta a proximidade dos polos de pesquisa da região. "As universidades de São Carlos, por exemplo, possuem os maiores centros de tecnologia de aeronáutica e de materiais do Brasil", explica. Charone ressaltou a iniciativa e a visão empreendedora do prefeito Marcelo Barbieri para a escolha de Araraquara na instalação do centro.