Pelo futuro das crianças

0
403

A campanha promovida pela Sociedade de Pediatra de São Paulo (SPSP) Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças! tem o objetivo de conscientizar a comunidade médica e a população sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase, que compreende os 270 dias de gestação somados aos dois primeiros anos de vida (730 dias).

De acordo com o pediatra e nutrólogo Rubens Feferbaum, coordenador do Grupo de Trabalho dos Mil Dias da SPSP e da campanha Fevereiro Safira, a escolha desse período da vida para a campanha da Sociedade se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso – cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesta fase – e a importância dos nutrientes e estímulo adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta. “Esse período é fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento”, destaca o médico.

“Durante os mil dias é possível impactar na redução da mortalidade e danos ao crescimento e neurodesenvolvimento futuro da criança. Pode-se, também, evitar as denominadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) durante a vida adulta, como a síndrome metabólica – caracterizada por diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial – e, ainda, alguns tipos de cânceres”, aponta Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP. Ele ressalta que, nessa fase, mecanismos epigenéticos, que podem alterar a estrutura do DNA, determinam o aparecimento dessas doenças. “Portanto, evitar a subnutrição e a obesidade durante os mil dias é crucial na prevenção das DCNT”, afirma.

O pediatra lembra, ainda, que, com o abrandamento das restrições relacionadas à pandemia, há a possibilidade de utilizar os serviços de saúde novamente, para que os profissionais de saúde possam oferecer os esclarecimentos e orientações adequadas, tanto o ginecologista/obstetra no pré-natal, como o pediatra no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. (Vérité Comunicação – Assessoria de Imprensa SPSP – e-mail: contato@veritecomunicacao.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.