Parceria garante emplacamento de corpos hídricos de Araraquara

0
499

A ação foi estimulada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e envolveu as concessionárias AB Triângulo de Sol e Arteris Via Paulista

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade conseguiu através de diálogo com as concessionárias AB Triângulo de Sol e Arteris Via Paulista, o emplacamento dos recursos hídricos que perpassam o limite político-administrativo de Araraquara. A ação se deu por meio de ofícios enviados ao DER, Artesp e às concessionárias que atuam no município.

O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, explica que após estas tratativas, e idas e vindas do trâmite administrativo, a AB Triângulo do Sol fez o emplacamento dos recursos hídricos sob sua concessão perpassando em Araraquara. “Foram 18 placas na Rodovia SP-310 Washington Luís, todos os corpos hídricos que perpassam a Rodovia SP-310 tanto no sentido norte-sul e vice-versa receberam emplacamento”.

Ele acrescenta que receberam emplacamento por parte da AB Triângulo do Sol os seguintes corpos hídricos: Rio Chibarro; Córrego do Lajeadinho; Córrego da Água Azul; Ribeirão do Ouro; Ribeirão das Cruzes; Córrego Água dos Paióis; Ribeirão do Lajeado; Rio Itaquerê; e Córrego do Periquito.

Leonardo destaca que a Arteris Via Paulista também realizou o serviço nos corpos hídricos que estão na sua área de concessão. “Neste ano foram emplacados os seguintes recursos hídricos: Córrego Tijuco Preto, Córrego do Vieira e Ribeirão do Ouro, além do Rio Jacaré-Guaçu”. Ele reforça que ainda falta emplacar o Córrego Capão do Paiva e o Córrego da Água Branca por parte da Arteris Via Paulista, “A concessionária AutoVias, que também atua no nosso território, não respondeu aos nossos ofícios”.

Segundo ele, a parceria não trouxe nenhuma despesa ao município e atende ao Código de Trânsito Brasileiro. “Além, é claro, de contemplar as diretivas do Programa Município VerdeAzul e a norma legal municipal sobre Educação Ambiental Hídrica formal e não formal”.

De acordo com o técnico, a segunda fase do projeto será feita pelo próprio município e irá focar os recursos hídricos em área urbana. “Em 2023, o município emplacará os recursos hídricos da Bacia do Ribeirão do Ouro no seu perímetro urbano e, em 2024, fará o emplacamento dos corpos hídricos da Bacia do Ribeirão das Cruzes”. Ainda segundo ele, a ação visará as vias de maior circulação. “Nas principais vias e onde há maior tráfego de munícipes para o trabalho de conscientização e sensibilização a respeito da questão hídrica”.

Cabe lembrar que na terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e ONU definiu como tema deste ano “Águas subterrâneas: tornar o invisível visível”. Desta forma, esta ação atinge a proposta da ONU, já que todo recurso hídrico está subterrâneo em determinado momento e aflora na superfície terrestre através das nascentes.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.