Parceria do Sebrae com a Prefeitura promove capacitação profissional de agente do Sebrae Aqui

0
238

Promover a capacitação do servidor público é o objetivo da parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o Sebrae Araraquara, que resultou na certificação no programa “Líderes para o Brasil”, no mês de julho, da servidora municipal Suzana Silva de Lima, agente do Sebrae Aqui. Juntamente com o servidor Jean Rodrigo Bonjorno, ela atua no posto de atendimento Sebrae Aqui, instalado no Paço Municipal.

O programa Líderes para o Brasil é um Programa do Sebrae, aplicado pelo IXL Center, com foco no desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado, tornando o participante um líder para o futuro.

Segundo Suzana Silva de Lima, o curso “Líderes para o Brasil”, com sua metodologia de aprendizagem pela ação, possibilitou o seu acesso aos melhores especialistas em liderança, que serviram como verdadeiros mentores durante o seu processo de aprendizagem.

“Além disso, o curso contribuiu para o meu crescimento, utilizando como exemplo as experiências do outro em situações reais e desenvolvendo minhas habilidades de resolver problemas no ambiente organizacional. Na conclusão do curso, recebi um diploma com certificação internacional, comprovando formalmente que, após realizar testes de conhecimento, habilidade e uma jornada de experiências em situações reais, fui aprovada no processo de criação de um Líder Colaborativo”, afirma a servidora e agente do Sebrae. “Espero conseguir implementar, junto aos procedimentos de minha jornada de trabalho, os métodos inovadores de solução de problemas que aprendi durante todo o curso, para garantir melhor desempenho em meu dia-a-dia”, completa ela.

O gerente do escritório regional do Sebrae Araraquara, Luiz Andia Filho, também enalteceu a importância da certificação e reforçou que o Sebrae tem investido na capacitação de seus colaboradores – sejam internos ou externos, terceiros e parceiros.

“Essa capacitação é muito importante, porque envolve vários professores de renome das melhores universidades americanas e, no final, confere uma titulação internacional de curso de liderança. Então, acredito que ela vá colaborar muito no aperfeiçoamento do atendimento do Sebrae aqui de Araraquara e no aprimoramento profissional dos agentes”, avalia o gerente.

PARCERIAS

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, também ressaltou a relevância da parceria da Prefeitura com o Sebrae e os programas que promovem a capacitação e a valorização do servidor municipal. Ele também destaca a importância do Sebrae estar no Paço Municipal, junto à pasta que trabalha pela geração de emprego e renda do cidadão.

“O Sebrae oferece um serviço fundamental para o atendimento e orientação técnica e é, sem dúvida, uma instituição muito forte para o desenvolvimento econômico. Neste caso da capacitação da nossa servidora, sabemos o quanto é importante esse tipo de iniciativa para o seu aprimoramento enquanto agente do Sebrae e também para quem busca atendimento no nosso posto”, enfatiza Damiano.

O posto de atendimento Sebrae Aqui, no Paço Municipal, foi instalado em dezembro de 2021. Fruto da parceria do Sebrae São Paulo com a Prefeitura de Araraquara, o Sebrae Aqui é um programa que oferece atendimentos aos potenciais empreendedores e também a empreendedores já atuantes através de orientação individual e direcionamento a treinamentos e ferramentas do Sebrae para o fomento de pequenos negócios locais. Na parceria, o Sebrae fornece a infraestrutura (móveis, treinamento e suporte) e a Prefeitura disponibiliza o espaço físico e os funcionários. Entre os serviços oferecidos estão orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP), serviços do MEI, palestras, oficinas e cursos.

Além do Sebrae Aqui, no Paço Municipal, as parcerias entre Prefeitura e Sebrae oferecem os cursos técnicos do Empreenda Rápido Técnico, incluindo as áreas de alimentação, construção civil, jardinagem, artesanato, oferecidos às pessoas atendidas pelo CRAS e Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, além de cursos e missões empresariais em parceria com a Coordenadoria de Agricultura.

As parcerias também envolvem projetos de fomento ao Empreendedorismo e Inovação; a Incubadora de Empresas de Araraquara; Consultoria para Desenvolvimento dos Agentes de Desenvolvimento do Município, Simplificação do Licenciamento de Construção e Revisão do Código de Obras, Formalização de Consórcio Intermunicipal, Estruturação e acompanhamento da Sala do Empreendedor e Consultoria para Fortalecimento da Inclusão Produtiva Local, como a consultoria para a Cooperativa Acácia de Catadores de Recicláveis e consultoria para a AMCA, associação de mulheres da agricultura familiar da luta camponesa de Araraquara e região, além de capacitações no Espaço Kaparaó.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.