Pela Eptv, nesta semana, a notícia de que o PIB de São Carlos está em primeiro na região central. Araraquara que estava em segundo, foi abalroada por Rio Claro. Estamos em terceiro lugar no Produto Interno Bruto, mas, com potencial para progredir. Ainda mais se os políticos se unirem efetivamente a fim de dar mais vida à cidade e elevar a auto-estima de nossa gente. Antes, uma notícia sobre Dimas Ramalho aceitando o cargo de Secretário Municipal de São Paulo. Uma dúvida aflora de imediato: deixar um mandato federal para ocupar secretaria da capital? Ela é diluída pelo deputado Roberto Massafera, que afirma: “os assuntos federais ficam por conta do prefeito Edinho Silva, os estaduais por mim e também pelo Dimas com respaldo direto do governador Serra”. Um depoimento sério, com a confiabilidade Massafera.
Enquanto isso, na mesma quinta-feira, a informação de que o prefeito Edinho Silva viabiliza empreendimento no contexto vocacional de Araraquara. Com investimento de R$ 50 milhões no Condomínio Logístico Mega Intermodal, os empresários da indústria e produtores do campo ganham lastro para alavancar negócios. Foi assinada escritura de doação de 220 mil m2 à Capital Realty que vai investir no Condomínio Intermodal. Para o prefeito a posição estratégica de Araraquara no Estado de São Paulo, com entroncamento rodo-ferroviário, foi decisivo para construir a ante-sala do Porto Seco.
O chefe do Executivo lembra que o modelo de desenvolvimento de Araraquara, apoiado na agroindústria, apresentava estagnação e, durante a década de 80, enfrentou crises agudas. Havia a necessidade de diversificação econômica e o intermodal é fruto dessa preocupação em buscar alternativas econômicas para maximizar as potencialidades municipais. Isso, de outro lado, representa a recuperação da malha ferroviária que vai tornar a nossa economia mais competitiva. A recuperação ferroviária torna factível o sistema intermodal que poderá diminuir bastante o custo do frete, refletindo no preço final e ganho de espaço no mercado de alta concorrência.
A Tecnologia da Informação foi outro segmento para a diversificação preconizada. A EDS, por exemplo, conta com 1.000 funcionários em menos de dois anos de operação.
Para o secretário Sérgio Sgobbi, Araraquara ganhou um parceiro ideal, com capital para investimento e estratégia de desenvolvimento. Com isso, a agroindústria (uma das melhores do mundo), vai se tornar mais competitiva. A sugestão para que a Capital Realty e a Standart solicitem da Receita Federal a implantação de um porto seco na cidade, regulamentado pela medida provisória 320 do Governo Federal, mostra que a abertura do leque traz resultados palpáveis. É o jeito de retomar a liderança da região central a fim de absorver mão-de-obra e impulsionar a construção de riqueza, mensurados pelo PIB. A região de Araraquara vive um processo de recuperação, isso é louvável e merece ser acompanhado com muita atenção.