Papel da Câmara é destacado no lançamento do programa “Saúde Cidadã – Pós-pandemia”

0
357

O vereador Aluisio Boi foi um dos articuladores do projeto

Em julho, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), afirmava que somente uma força-tarefa poderia equalizar a demanda reprimida de cirurgias eletivas e exames mais complexos. À época, ele lembrou o sofrimento dos pacientes e sugeriu uma união dos órgãos municipais, estaduais, nacionais e particulares para iniciar uma ação conjunta e retornar com as cirurgias eletivas.
Sua primeira iniciativa, à época, foi uma conversa com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, para saber sobre a viabilidade dessa proposta. Em 21 de julho, encaminhou o Ofício 18/2021 ao dirigente da Diretoria Regional de Saúde (DRS-III), Jéferson Yashuda, solicitando a elaboração de um plano para a realização de um mutirão das cirurgias eletivas mais procuradas, como as cirurgias de vesícula e hérnia, por exemplo. Em 27 de julho, na Indicação 3175/2021, o parlamentar sugeria um mutirão de cirurgias eletivas para catarata, retinopatia diabética e descolamento de retina
Após muitas negociações, o Programa “Saúde Cidadã – Pós-pandemia”, que vai efetivar um grande mutirão médico na cidade, foi lançado nesta terça-feira (14), na sede da Vigilância em Saúde. “Fiquei muito feliz em ver concretizado esse projeto, que vai beneficiar quase 10 mil pessoas e que serão priorizados os casos mais urgentes”, frisou Boi.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, explicou em detalhes tudo sobre o programa, desde as tratativas iniciais, os procedimentos que estarão disponíveis, as parcerias, o desafio dos gestores do SUS para dar conta da demanda reprimida e o papel importante da Câmara Municipal nesse cenário de pandemia. “A Câmara agradece por esse reconhecimento. Foi uma sensação de dever cumprido ao ouvir a secretária destacar para todos os presentes, que os vereadores e Câmara deram apoio total para que os profissionais da linha de frente tivessem condições de combater a pandemia e salvar vidas”, destacou o parlamentar.
Também participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Emanoel Sponton (Progressistas), Guilherme Bianco (PCdoB) e Lucas Grecco (PSL), segundo secretário da Mesa Diretora. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.