Palestra nesta quarta (24) aborda a vida e o pensamento de Paulo Freire

0
358

Atividade online finaliza programação que presta homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira

Nesta quarta-feira, 24 de novembro, das 19h às 20h, será realizada a palestra “Paulo Freire, sua vida, seu pensamento”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Haddad, do Instituto Ação Educativa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-RS, além de autor do livro “O Educador: um perfil de Paulo Freire”. A atividade online terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Secretaria Municipal de Educação e também pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Educação no Facebook, onde o vídeo também será postado posteriormente para visualização.
A atividade conclui o Ciclo de Palestras “Diálogos com Paulo Freire”, programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Araraquara para celebrar o filósofo e educador brasileiro que completaria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021. Patrono da educação brasileira, ele inspira a agenda que foi oferecida durante todo o segundo semestre com o objetivo de reafirmar a defesa da educação pública, democrática, plural e de qualidade social.
A homenagem a Paulo Freire teve início com o Desfile Cívico de Aniversário de Araraquara, no dia 22 de agosto, que contou com o tema “Araraquara 204 Anos: Tempos de Esperançar – Viva o Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira”, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da Prefeitura. O vídeo está disponível para visualização nessas redes.
A palestra desta quarta-feira é a sétima e última do ciclo. A primeira foi “A presença dos jovens na da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ministrada pela Profª Drª Maria Clara Di Pierro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a segunda foi “O legado de Paulo Freire e o futuro da democracia”, ministrada pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP), a terceira foi “Vivências democráticas na escola: possibilidades do trabalho de Paulo Freire”, com o Prof. Dr. Ulisses Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), a quarta foi “Mudar é complicado? Acomodar é perecer!”, com o Prof. Dr. Mario Sergio Cortella, a quinta foi “Paulo Freire na Sala de Aula”, ministrada pelo Prof. Dr. Rudá Ricci e a sexta foi “Paulo Freire e a indignação contra a opressão”, que foi ministrada pela Profª. Drª. Nilma Lino Gomes.
A iniciativa, organização e realização são da Secretaria Municipal da Educação e do Conselho Municipal de Educação, e têm como parceiros a Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e a Coordenadora Executiva de Direitos Humanos. Para quem não viu ou quer rever, todas as palestras anteriores estão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação.

SERVIÇO

24 de novembro – das 19h às 20h
Palestra online: “PAULO FREIRE, SUA VIDA, SEU PENSAMENTO”
Prof. Dr. Sérgio Haddad – Instituto Ação Educativa.
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.
Transmissão: Youtube da Secretaria Municipal de Educação e páginas da Prefeitura e da Secretaria de Educação no Facebook.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.