Palestra aborda Paulo Freire e as vivências democráticas na escola

0
136

Atividade desta quinta integra a programação que presta homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, às 19 horas, será realizada a palestra “Vivências democráticas na escola: possibilidades do trabalho de Paulo Freire”, ministrada pelo Prof. Dr. Ulisses Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). A transmissão ao vivo será feita pelo Youtube da Secretaria Municipal de Educação e também pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Educação no Facebook, onde o vídeo também será postado posteriormente para visualização.
A atividade integra o Ciclo de Palestras “Diálogos com Paulo Freire”, programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Araraquara para celebrar o filósofo e educador brasileiro que completaria 100 anos no dia 19 de setembro de 2021. Patrono da educação brasileira, ele inspira a agenda que é oferecida durante todo o segundo semestre com o objetivo de reafirmar a defesa da educação pública, democrática, plural e de qualidade social.
A homenagem a Paulo Freire teve início com o Desfile Cívico de Aniversário de Araraquara, no dia 22 de agosto, que contou com o tema “Araraquara 204 Anos: Tempos de Esperançar – Viva o Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira”, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da Prefeitura. O vídeo está disponível para visualização nessas redes. A palestra desta quinta-feira é a terceira do ciclo. A primeira foi “A presença dos jovens na da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ministrada pela Profª Drª Maria Clara Di Pierro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e a segunda foi “O legado de Paulo Freire e o futuro da democracia”, ministrada pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP).
A agenda de palestras aborda diversos temas relacionados à educação e tem a presença confirmada dos professores Mario Sergio Cortella (filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário), Rudá Ricci (Instituto Cultiva), Nilma Lino Gomes (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR (2015) e ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos em 2015 e 2016) e Sérgio Haddad (Instituto Ação Educativa, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul).
A iniciativa, organização e realização são da Secretaria Municipal da Educação e do Conselho Municipal de Educação, e têm como parceiros a Câmara Municipal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Educação, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e a Coordenadora Executiva de Direitos Humanos.

PRÓXIMAS PALESTRAS

30 de setembro – das 19h às 20h
“VIVÊNCIAS DEMOCRÁTICAS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES NO TRABALHO DE PAULO FREIRE”
Prof. Dr. Ulisses Araújo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP)

08 de outubro – das 19h30h às 20h30
“MUDAR É COMPLICADO? ACOMODAR É PERECER!”
Prof. Dr. Mario Sergio Cortella

27 de outubro – das 19h às 20h30
“PAULO FREIRE NA SALA DE AULA”
Prof. Dr. Rudá Ricci – Instituto Cultiva

10 de novembro – das 19h às 20h30
“PAULO FREIRE E A INDIGNAÇÃO CONTRA A OPRESSÃO”
Profª. Drª. Nilma Lino Gomes
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR (2015) e Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)

24 de novembro – das 19h às 20h
“PAULO FREIRE, SUA VIDA, SEU PENSAMENTO”
Prof. Dr. Sérgio Haddad – Instituto Ação Educativa.
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

Deixe uma resposta