Palestra aborda o desafio de ser atleta negro e referência

0
396

“Esporte e Negritudes” será ministrada nesta quarta-feira (24) na Biblioteca Municipal

Nesta quarta-feira (24), às 18h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, será realizada a palestra “Esporte e Negritudes”, que abordará a tarefa de ser atleta negro e referência em sua modalidade. Os convidados são a ex-jogadora de basquete Roseli Gustavo, que também é presidente da Fundesport, o jogador de basquete Nezinho, a jogadora de futebol Aline Milene, o atleta dos 100m com barreira Eder Souza, a atleta de luta olímpica Aline Silva e o técnico de handebol Robison dos Santos.
A atividade integra a programação “Araraquara, Morada do Sol e não do racismo”, iniciativa organizada pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre o intuito da palestra. “Pensamos nessa atividade para que os atletas negros pudessem, de alguma forma, compartilhar suas experiências, de como é ocupar esse lugar e incentivar outros a seguirem o universo esportivo. Muitos dos convidados têm como experiência a participação em Olimpíadas e mesmo entendendo toda visibilidade que o esporte oportuniza, não mitiga o racismo diário da vida dos mesmos, daí a importância em trazer o tema para o debate e pensar caminhos para combater o racismo também no esporte”, comentou.

A PROGRAMAÇÃO

A programação “Araraquara, Morada do Sol e não do racismo” visa, além de despertar para reflexão, envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.
A agenda conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fizer sua parte. Haverá ainda show com Délcio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28), Audiência Pública na Câmara sobre a Valorização do Samba (3 de dezembro, 14h30) e Dia do Samba – “Aplausos à todos os sambas” (dia 4 de dezembro na praça do Daae). Os shows de Délcio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.