Paixão, suor e graxa no automobilismo brasileiro

0
427
1962- Corrida Circuito de Rua em Araraquara - Crispim empurrando-o-F-Júnior-de-Bird-Clemente-640x445

Colaboração: repórter Giovani Henrique Peroni

A era romântica das mãos da velocidade de quem ajudou a construir a história do automobilismo brasileiro

A oportunidade de poder estar presente e ouvir depoimentos dos homens que fizeram época no automobilismo é um grande privilégio. Muitos gostariam de estar ali para perguntar as curiosidades e ouvir as respostas do Miguel Crispim, mais conhecido como Crispim, que trabalhou como mecânico, desenhista, projetista, chefe de equipe, instrutor e dono de oficina.

Iniciou a sua carreira como meio oficial mecânico B, gerenciado pelo alemão Hermut Brand que participou da Segunda Guerra Mundial, vindo para o Brasil para chefiar o Departamento de Testes da Fábrica. O trabalho era avaliar o desgaste das peças dos veículos 2 Candangos, 2 Vemaguetes e 2 DKW. Esses carros andavam o tempo todo e depois eram desmontados pelos mecânicos, e aí que entra o nome do Crispim.

Na década de 60 a Vemag participou das Mil Milhas, em novembro Crispim foi convocado e recebeu a incumbência para ir trabalhar em Interlagos. O DKW era o veículo mais rápido do Brasil com um motorzinho de 108 cavalos, 1080 cc em um momento que o talento das mãos se aliavam na balança do dinamômetro na ponta do eixo do virabrequim e que se fazia as contas com régua de cálculo na prancheta.

Nessa corrida entre a parada no box, levantar o carro, retirar o tambor de freio, as lonas e molas, colocar tudo de novo de volta, regular as lonas e, ainda baixar o carro, gastava-se 2 minutos com muita habilidade e na raça.

Outra curiosidade mencionada nessa entrevista com Crispim ficou por conta de uma corrida no circuito de rua em Piracicaba-SP, muito preocupado orientou os pilotos Anisio Campos que estava pilotando um Belcar DKW e Chico Lameirão com um Malzoni, para que tivessem os devidos cuidados, pois era a primeira vez que que estes pilotos iriam andar em circuito de rua ¨tenham muita atenção, vão devagar, com calma, etc.¨ Mas de nada adiantou, no primeiro dia Anísio saiu reto em uma curva e bateu. Depois o Lameirão saiu em uma curva, perdeu o controle do carro e caiu dentro de um galinheiro.

Fatos assim que foram feitos num período que a tecnologia da comunicação era bem diferentes e precárias em relação aos equipamentos de hoje, mas que podem ser relatados e imaginados pela memória fantástica daqueles que estiveram presentes no fantástico mundo do automobilismo raiz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.