Ouvidoria Geral do Município quer estreitar laços com a população

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Fernanda Fegadolli do Nascimento foi a convidada desta quarta-feira (15) do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

Na quarta-feira (15), a ouvidora geral do município, Fernanda Fegadolli do Nascimento, participou do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa oferecido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
Fernanda iniciou sua participação com uma breve explicação sobre a função da Ouvidoria Geral. “A Ouvidoria é um canal de transparência do município, um canal de controle social, mas queremos ser um canal de comunicação entre a população e os gestores municipais. A nossa intenção é que tenhamos uma estreita relação com a população”, resumiu.
Sobre o trabalho desenvolvido em 2021, ela lembra que a pandemia da Covid-19 exigiu algumas adaptações. “Além do atendimento normal que continuamos fazendo, ficamos algum tempo em home-office, mas não deixamos de atender em nenhum momento a população. Nós tivemos um trabalho bem específico, tivemos que estudar os decretos e realmente decifrar a execução deles, para que pudéssemos orientar as pessoas. Durante a pandemia nós fizemos muitas orientações com a população em relação ao cumprimento dos decretos”, revelou.
A ouvidora falou sobre os tipos de contatos recebidos pelo órgão. “Normalmente, o mais comum é recebermos reclamações da prestação dos serviços públicos das diversas secretarias. Recebemos também denúncias de vários tipos, como assédio, improbidade, mau atendimento dos serviços, mas recebemos também muitos elogios de atendimentos, além de sugestões e solicitações de orientação”, mencionou.
Fernanda Fegadolli fez também um balanço dos atendimentos realizados em 2021. “Atendemos pelo telefone 156 e recebemos neste ano aproximadamente 23 mil ligações. Dessas, em torno de 4 mil foram relacionadas à Covid-19, cerca de 8 mil ligações foram sobre a iluminação pública, que é um assunto que nós também atendemos, e o restante dividido nas mais diversas secretarias”, acrescenta.
Ela apontou ainda que a Ouvidoria também responde pelo acesso à informações públicas da Prefeitura. “Nós temos o e-SIC, que é um sistema online para solicitação de informações. Qualquer tipo de informação referente à atuação pública da Prefeitura Municipal é de responsabilidade da Ouvidoria”, relatou.
Fernanda comentou também sobre as metas do órgão para 2022. “Queremos nos tornar mais conhecidos da população e queremos que ela nos procure. Que nos procure para orientação, para reclamação, e para qualquer dúvida em relação à Prefeitura. Queremos estreitar nossas relações e queremos que a comunicação entre a população e a Prefeitura, os gestores, seja mais acertada, para conseguirmos dar conta de todos os serviços que a população precisa”, concluiu.
O contato com a Ouvidoria também pode ser feito de várias formas. Além do telefone 156, que funciona das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira, o serviço também pode ser contatado através do próprio site da Prefeitura, no link ‘Portal da Ouvidoria’. O atendimento também pode ser feito de forma presencial na sede da Ouvidoria, inclusive para pessoas que não dispõem de computador ou celular com internet. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, na Rua Dorival de Oliveira, número 164, atrás do Hospital São Paulo.

A SÉRIE

No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falam, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.
A próxima entrevista será com o procurador geral do município, Rodrigo Cutiggi, que participará do programa de quinta-feira, dia 16, novamente às 15h. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

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