Outubro Rosa no Parque Infantil faz 125 agendamentos de mamografia

0
313

Secretaria Municipal de Saúde realizou ação em 19 de outubro, Dia Internacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama

A ação alusiva ao Outubro Rosa, realizada nesta quinta-feira (19), no Parque Infantil, pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher, realizou o agendamento de 125 exames de mamografias para mulheres de 40 anos ou mais que passaram pela ação.

Outubro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e é quando são intensificadas as ações que reforçam a importância do autocuidado e dos exames de mamografia, cuja função principal é detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, esteve acompanhando a ação e reforçou a importância do exame preventivo.

“Durante todo o mês de outubro, fazemos esta campanha de esclarecimento e conscientização. Escolhemos essa data hoje, aqui no Parque Infantil, porque dia 19 de outubro é o dia internacional de conscientização e prevenção do câncer de mama. Porque o câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres em idade fértil e ele é totalmente curável se diagnosticado precocemente. Temos que prevenir; esse é o desafio. Por isso, estamos destacamos essa atividade, coordenada pelo nosso Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres”, afirmou Eliana Honain, agradecendo a participação dos profissionais da saúde que atuaram durante a ação e ao número de mulheres que aproveitaram a oportunidade e foram cuidar da saúde.

As mulheres que buscaram orientações sobre a prevenção do câncer de mama e o agendamento de mamografia saíram com exames marcados no Instituto Médico Araraquara (IMA). Todos os resultados dos exames serão analisados e as mulheres que apresentarem alguma alteração serão convocadas para atendimento no Ambulatório. As demais terão os exames encaminhados para as unidades de saúde de referência do endereço e eles ficarão disponíveis para retirada.

Entre elas, estava a aposentada Mara Silva Alves, que agendou seu exame de mamografia. “Eu fico muito satisfeita com esse serviço e sempre aproveito essas ações para cuidar da saúde. Já retirei um nódulo do seio, que, felizmente, não era maligno, mas o médico me orientou a fazer mamografia todo ano e ultrassonografia a cada seis meses. Por isso, eu sempre aproveito as ações do Ambulatório da Mulher”, relatou.

Os exames de mamografia na rede municipal são realizados nas unidades de saúde, a partir de encaminhamento médico, e encaminhados, em caso de alteração, para tratamento no Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Para obter mais informações, o telefone do Ambulatório de Atenção Integral à Saúde da Mulher é o (16) 3331-3384.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.