Outubro Rosa: ação na Santa Cruz vai encaminhar mulheres para mamografia

0
649

O objetivo da ação, que começa dia 4 de outubro, é oferecer mamografia a mulheres com mais de 40 anos que não realizam o exame de rotina há 1 ano ou mais

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher, vai realizar ação na praça Santa Cruz e oferecer encaminhamento para exames de mamografias a mulheres com mais de 40 anos, que não fazem o exame de mama há 1 ano ou mais. Todo o serviço será gratuito e vai marcar a campanha Outubro Rosa no município.
O Outubro Rosa é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A meta é aproveitar a data para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, dessa forma, contribuir para a redução da mortalidade.
A partir de segunda-feira, dia 4, em parceria com a Uniara (Universidade de Araraquara), equipes estarão na tenda instalada da praça Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 16h às 18h, e aos sábados, das 9h às 11h, atendendo as mulheres com mais de 40 anos, que não realizam mamografia há 1 ano ou mais ou que nunca fizeram o exame.
Elas receberão orientações sobre a importância do exame de rotina de mama na prevenção do câncer e serão encaminhadas para realizar mamografia no IMA – Instituto Médico de Araraquara, localizado ao lado da maternidade Gota de Leite. A mulher já vai sair da praça Santa Cruz com o exame agendado.
Feito o procedimento, a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher vai retirar todas as mamografias no IMA e convocar as pacientes que tiverem o resultado alterado, para que elas passem por consulta. Os demais, sem alteração, serão encaminhadas para a Atenção Básica do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde oferece mamografia em todas as Unidades de Atenção Básica, mas os números revelam que a pandemia de Covid-19 e a exigência de isolamento com suspensão de todas as atividades, principalmente no início do ano passado, afastou muitas mulheres do exame de rotina: de janeiro a junho de 2020, foram realizados 2.265 exames, enquanto que, neste ano, de janeiro a junho, foram 3.013 exames.
Com a ação do Outubro Rosa, na Praça Santa Cruz, a intenção é facilitar o acesso à mamografia para que a população-alvo atualize seu exame de rotina, que é fundamental na prevenção e também no tratamento precoce do câncer de mama.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.