Damaris Lago (*)
Falta de atenção, queda de rendimento, irritabilidade e acidentes de trânsito são alguns dos problemas agravados pela alteração do sono ocasionada pelo horário de verão
Algumas pessoas o amam, outras, o odeiam. A verdade é que o horário de verão – que começa no próximo dia 19 de outubro, a partir da zero hora – é adotado há 30 anos no Brasil e ainda gera discussões e dúvidas. Os médicos são unânimes num ponto: o horário de verão altera o relógio biológico e prejudica, principalmente, a qualidade do sono, gerando uma série de conseqüências nocivas às pessoas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 40% da população brasileira sofre de insônia, um dos distúrbios do sono mais comuns e que é gravemente afetado no período do horário de verão. “A quebra do ritmo de dormir e despertar é extremamente prejudicial à saúde”, comentou o cardiologista Rogério Krakauer.
Além da “perda” de uma hora de sono, a ansiedade de levantar mais cedo e a inquietação na tentativa de antecipar o horário de adormecer também são fatores que tiram a qualidade do sono. Para piorar, durante o verão, a temperatura fica acima dos 25ºC à noite, o que dificulta as tentativas de antecipar o sono e deixa as pessoas mais agitadas.
Segundo o especialista, sonolência durante o dia, irritabilidade, perda do apetite e insônia, são alguns dos problemas relacionados a esta alteração. Adultos são prejudicados em seu trabalho devido ao déficit de atenção e queda de rendimento, o que também pode afetar as crianças. Traumas por acidente de trânsito, principalmente entre as pessoas que vão trabalhar muito cedo, quando ainda está escuro, também podem aumentar neste período.
Um adulto saudável leva de dois a cinco dias para se adaptar ao novo horário. Para minimizar os incômodos que o horário de verão proporciona, algumas indicações são evitar a ingestão de café, bebidas alcoólicas e refeições pesadas, que são estimulantes. O uso de tranqüilizantes e remédios para dormir também são contra-indicados. Tentar adaptar-se ao novo horário e alterar as atividades do dia-a-dia gradualmente é a melhor dica.
Serviço
Esta será a 30ª vez que o horário de verão será instituído no país. A medida foi criada para economizar energia elétrica durante o verão, principalmente nos horários de pico. Neste ano, o horário de verão começa no dia 19 de outubro, a partir da zero hora, e termina no dia 14 de fevereiro de 2004. Os Estados das regiões Nordeste, Norte e o Mato Grosso ficarão de fora da programação.
(*) É jornalista-assessora.