N/A

Os vereadores exigem uma discutível privacidade

Ao invés de colocar mesa no corredor, com água e café, melhor seria o contato com o povo, sem barreiras. É a fonte geradora do efêmero poder e, invariavelmente, procurado a cada 4 anos para renovar o mandato.

Sublinhe-se que nem todo eleitor, que tem a bendita vontade de acompanhar a sessão ordinária, toma café…

Depois de muito tempo fomos visitar o velho e querido “Palacete São Bento”, a fim de acompanhar o pronunciamento da Dra. Clara Peckmman Mendonça na “Tribuna Popular”. Tema dos mais sérios: a Aids que teima em ampliar seus tentáculos apresentando-se com subtipos diferentes e desconhecidos. É como se surgisse outro vírus, sem carta de apresentação e com a finalidade de invadir o núcleo da célula e modificar sua estrutura para minar a resistência do organismo. A Profa. Rosa Godoy, à página 2, que tem recebido apoio da oradora e da Professora Vera Lucy de Santi Alvarenga (Unesp) para um programa avançado junto aos trabalhadores da Coseas (USP), lança um alerta: Araraquara precisa continuar na liderança municipalista para enfrentamento dessa doença com uma política cristalina, de paz e, preferencialmente, de muita união para atingir a meta. O complemento é do articulista, considerando que encontramos o advogado Marcelo Lopes naquela Casa de Leis afirmando que a diretoria do Gaspa está disposta a entregar o comando da entidade à sua fundadora (Dr. Clara). É justo, respondemos. Uma questão de respeito à história de vida dessa educadora que fez de sua existência a conjugação do verbo servir.

É interessante salientar o salutar clima democrático. O presidente Eduardo Lauand dando 1 minuto para cada vereador se manifestar no chamado “Pinga-fogo”. Claro que os vereadores ultrapassaram o tempo preconizado. Dudu, como era chamado da Tribuna, bonzinho, dava sempre mais 1 minutinho. Pensamos até em sugerir pelo menos 3 minutos para a explicação pessoal, mas, pelo desfile de oradores e temas tratados percebeu-se, a final, que 1 minuto está de bom tamanho. E agora os nobres edís têm a televisão (canal fechado- 96 da Horizon) para se comunicar. Claro que devem melhorar a forma e conteúdo para que a audiência signifique mais votos na próxima eleição. Ou pelo menos, a certeza de que votaram certo e o mandato está sendo cumprido satisfatoriamente.

Passado

É difícil a comparação e até deselegante, mas, tivemos a oportunidade de conviver com um plenário mais determinado, com pronunciamentos da mais alta qualidade e discussões acirradas, eivadas de grandes emoções e transformadoras de atos administrativos. Os debates levavam pessoas até ao Pronto Socorro. É verdade… os hipertensos sofreram bastante!

Privacidade

Com a nossa ferramenta de trabalho (máquina fotográfica), procuramos a porta do plenário para colher o flagrante da Dra. Clara Peckmman que defendia medidas urgentes para que a comunidade não sofresse com a omissão ou falta de trabalho eficiente dos responsáveis.

Abruptamente, um segurança uniformizado, obviamente cumprindo ordens da Mesa Administrativa (atual composta por Dudu Lauand, Vera Botta e Edelmo), informou que não poderíamos passar porque o local era privativo dos vereadores. Tudo bem, apertamos o disparador para mostrar o agente que suprimiu nosso direito à execução do trabalho, numa casa democrática onde por 16 anos tivemos a honra de atuar, secretariar e até presidi-la.

Nem por isso defendemos privilégio, mas, ser barrado na casa do povo? Claro que o fato doeu duplamente.

A Dra. Clara terminou sua alocução e fomos embora curtindo a frustração de ver que os vereadores de hoje adoram privacidade.

A propósito, em quem você votou para vereador? Tem acompanhado a sua maneira de pensar, sentir e agir no contexto do mandato outorgado? (Geraldo Polezze)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS