Orçamento Participativo terá duas plenárias nesta semana

0
258
Região 11 e Juventude decidem as obras ou programas que devem receber prioridade da Prefeitura

O Orçamento Participativo (OP), programa que permite à população opinar sobre onde serão investidos os orçamentos públicos, contará com duas plenárias nesta semana. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. Os horários, datas e locais das plenárias podem sofrer alterações, por isso é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site (www.araraquara.sp.gov.br) e as redes sociais da Prefeitura para mais informações.

A primeira plenária está marcada para o dia 23, quinta-feira, às 19h, quando os representantes da Região 11 se reunirão na EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá (Av. Leonardo Gomes s/n, Residencial Laura Molina), para decidir a obra ou programa considerado prioritário para aquela localidade. No dia seguinte, sexta-feira, 24 de junho, às 19h, será realizada a Plenária da Juventude na ETEC Ana de Oliveira Ferraz (Av. Bandeirantes nº 503, Centro).

A fase de plenárias regionais sucede a fase sub-regional, que englobou 27 reuniões, onde os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) foram escolhidos pela população e enviados para as plenárias regionais. É nas plenárias regionais (que contam com 11 reuniões) e temáticas (com 7) que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.

A plenária da quinta-feira definirá a prioridade da Região 11, que conta apenas uma sub-região, portanto teve apenas uma plenária que definiu Assistência Social e Esporte e Lazer como temas prioritários. A região é composta por Valle Verde, Jardim do Valle, Anunciata Palmira Barbieri, Maria Helena Lepre Barbieri e Romilda Taparelli Barbieri.

Até o momento, foram realizadas quatro plenárias regionais na edição 2022 do OP. Na primeira, o público representante da Região 1 elegeu como investimento prioritário a reforma e ampliação do complexo do Caic Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, o Caic do Vale do Sol. Na segunda, realizada no dia 26 de maio, a EMEF Altamira Amorim Mantese recebeu a Plenária da Região 3, onde os participantes elegeram a reforma e ampliação da própria EMEF Altamira Amorim Mantese, no Selmi Dei. A plenária seguinte foi realizada no dia 2 de junho no Salão de Festas Meninão, onde os representantes da Região 4 elegeram a reforma e ampliação do CER Concheta Smirne Mendonça, do Quitandinha. Na quarta plenária, realizada no dia 9 de junho, a Associação Desportiva Polícia Militar (ADPM) recebeu os representantes da Região 9, que definiram como prioridade a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. José Nigro”, no Jardim das Hortênsias.

Já a plenária de sexta-feira, que definirá a prioridade da juventude, será a terceira plenária temática do OP 2022.  As plenárias temáticas envolvem sete públicos específicos, divididos em Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade. A primeira plenária temática aconteceu no dia 20 de maio, no Instituto de Cegos Santa Luzia, onde foi realizada a Plenária das Pessoas com Deficiência e foi eleita como prioridade a adequação e reforma do espaço da equoterapia no Parque do Pinheirinho. A segunda foi voltada para a população negra, que elegeu como investimento prioritário a implantação de um memorial da história e da cultura da população negra em Araraquara.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS REGIONAIS

Região 11
Data/Horário: 23 de junho, quinta-feira, 19h;
Local: EMEF Ver. Edmilson de Nola Sá – Av. Leonardo Gomes s/n, Residencial Laura Molina;

Região 10
Data/Horário: 30 de junho, quinta-feira, 19h;
Local: ETEC Ana de Oliveira Ferraz – Av. Bandeirantes nº503, Centro;

Região 6
Data/Horário: 7 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CEC Piaquara – Rua Bahia s/n, Vila Xavier;

Região 5
Data/Horário: 14 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CER Leonor Mendes de Barros – Rua São Bento, 1993 Centro;

Região 7
Data/Horário: 21 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: CER Ângelo Lorenzetti – Av. Carlos Bersanetti Filho, nº 150, Altos dos Pinheiros;

Região 8
Data/Horário: 28 de julho, quinta-feira, 19h;
Local: Comunidade São Dimas – Av. Papa Pio XXIII – Jardim Martinez;

Região 2
Data/Horário: 4 de agosto, quinta-feira, 19h;
Local: AAEE – Rua Mondo Archimedes, 620  Jd. Aclimação.

PRÓXIMAS PLENÁRIAS TEMÁTICAS

Plenária da Juventude

Data/Horário: 24 de junho, sexta-feira, 19h;
Local: ETEC Ana de Oliveira Ferraz – Av. Bandeirantes nº503, Centro;

Plenária LGBTQIA+
Data/Horário: 1º de junho, sexta-feira, 19h;
Local: CRM – Centro de Referência da Mulher – Av. Espanha nº 532, Centro;

Plenária das Mulheres
Data/Horário: 8 de julho, sexta-feira, 19h;
Local: CRM – Centro de Referência da Mulher – Av. Espanha nº 532, Centro

Plenária dos Idosos
Data/Horário: 16 de julho, sábado, 9h;
Local: CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil) – Rua São Bento nº 1993, Centro;

Plenária da Cidade
Data/Horário: 11 de agosto, quinta-feira, 19h;
Local: ETEC Ana de Oliveira Ferraz – Av. Bandeirantes nº 503, Centro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.