Orçamento Participativo: Plenárias temáticas terão início na próxima semana

0
375
Primeira reunião, marcada para a próxima quarta (4), será voltada para as pessoas com deficiência
 

Depois de ser iniciado com as plenárias sub-regionais, o Orçamento Participativo iniciará na próxima semana as plenárias temáticas, que envolvem sete públicos específicos, divididos em Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

O primeiro encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 4 de maio, às 14h, no Instituto de Cegos Santa Luzia (Av. Padre Antônio Cezarino, nº 852, Vila Xavier), onde será realizada a Plenária das Pessoas com Deficiência.

No dia 14 de maio, às 9h, será realizada a Plenária dos Idosos, que será sediada no CER Leonor Mendes de Barros, no Parque Infantil (Rua São Bento nº 1993, Centro).

Já a Plenária da População Negra está agendada para o dia 19 de maio, às 19h, no Centro de Referência da Mulher “Helleith Saffiotti” (Av. Espanha nº 536, Centro).

No dia 26 de maio, às 19h, o Centro de Referência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano Xuxa” (Av. Espanha nº 536, Centro) receberá a Plenária LGBTQIA+.

A ETEC Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz (Av. Bandeirantes, nº 503, Centro) receberá a Plenária da Juventude no dia 2 de junho, às 19h.

A Plenária das Mulheres será realizada no dia 4 de junho, às 9h, no Centro de Referência da Mulher “Helleith Saffiotti” (Av. Espanha nº 536, Centro).

Para finalizar, a Plenária da Cidade será realizada no dia 7 de julho, às 19h, na ETEC Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz (Av. Bandeirantes, nº 503, Centro).

Vale salientar que os horários, datas e locais das plenárias podem sofrer alterações, por isso é indicado que o interessado em participar consulte sempre o site e as redes sociais da Prefeitura para mais informações.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo (OP) é um programa da Prefeitura de Araraquara que propõe um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre os orçamentos públicos. Foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017.

A edição 2022 do programa foi lançada em fevereiro e desde então já foram realizadas diversas plenárias sub-regionais (divisões dentro de uma mesma região). Ao todo, a fase sub-regional engloba 27 reuniões, onde os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) são escolhidos pela população e enviados para as plenárias regionais. É nas plenárias regionais (que contam com 11 reuniões) e temáticas (com 7) que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo. A última plenária do OP 2022 está marcada para o dia 7 de julho.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.