Orçamento Participativo: Plenária da População Negra acontece nesta quarta (10)

0
216
Centro de Referência da Mulher recebe plenária temática do programa que permite que a população escolha os investimentos da Prefeitura

Nesta quarta-feira (10), às 19h, será realizada a segunda plenária temática da edição 2023 do Orçamento Participativo, programa que permite que a população escolha os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. Trata-se da Plenária Temática da População Negra, que terá como sede o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica na Avenida Espanha, 532, Centro.

Essa plenária possibilita à população negra eleger uma política pública, como uma obra ou um programa, que atenda diretamente às suas necessidades em toda a sua diversidade no seu dia-a-dia.

O OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. As outras temáticas são as Plenárias das Pessoas com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.

Além das temáticas, o Orçamento Participativo conta com 11 plenárias regionais, onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A última plenária do ano está prevista para 6 de julho.

A agenda desta semana do OP conta ainda com mais uma plenária. Neste sábado (13), às 15h, o Emef Maria de Lourdes da Silva Prado, no Assentamento Monte Alegre, sediará a plenária da Sub-Região 3 da Região 10, que envolve o Assentamento Monte Alegre 3 e 6. A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.