Orçamento Participativo elege reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierri

0
365
Foto: Yuri Sabino
Obra foi eleita como prioridade da Região 1, em plenária realizada nesta segunda-feira (28)
O CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso, será reformado e ampliado. Com 80 votos, a obra venceu outras cinco propostas e foi eleita na primeira Plenária Regional da edição 2023 do Orçamento Participativo, programa onde a população elege os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. A plenária, que teve a participação de 190 pessoas, foi realizada na noite desta segunda-feira (28), na própria unidade escolar.

O prefeito Edinho parabenizou a comunidade pelo engajamento. “O CER Zilda Martins Pierre atende toda essa região e de fato é uma demanda muito importante. Não que as outras propostas não sejam, mas passou essa e a população escolheu essa como prioridade um. Eu fico muito feliz em ver como Araraquara abraçou o Orçamento Participativo como uma forma de governo. É uma forma de governar com o povo, uma forma de governar ouvindo o povo. Ao invés do poder ficar na mão do prefeito, dos secretários, dos vereadores, o poder é exercido pelo povo. É o povo organizado, é a população organizada que escolhe o que é importante para a cidade”, comentou.

A Região 1 do Orçamento Participativo envolve os bairros Jardim Paraíso 1 e 2, Residencial Vale do Sol, Residencial Águas do Paiol, Altos do Jaraguá, Jardim Nova Araraquara, Residencial Élvio Lupo 1 e 2, Nascente do Jaraguá, Jardim São Bento, Parque Arcos da Lapa, Parque Arpoador, Parque Atlanta, Parque Tropical, Residencial Acapulco, Parque Igaçaba, Estância das Rosas, Vitta Residencial, Jardim Maria Luiza 1, 4 e 5, Jardim Botânico, Bosque da Saúde, Buona Vita do Horto, Cambuí, Cidade Jardim, Condomínio Gran Village, Damha 1, 2 e 3, Flamboyants 1 e 2, Portal das Araucárias, Residencial Riacho Doce, Chácara Flora, Parque Planalto e Recanto dos Nobres.

Essa foi a primeira Plenária Regional do ano. Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Na última quinta (18), a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.  A última plenária do ano está prevista para 6 de julho.

Também participaram da plenária a deputada estadual Thainara Faria (PT); o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Paulo Landim (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.