A PARA-D.V. – Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual foi indicada semifinalista em concurso nacional promovido pelo Itaú-Unicef para o ano de 2003 com o projeto “Igualdade na Diferença”.
O objetivo do concurso (tema “Muitos Lugares para Aprender”), é premiar projetos que favoreçam a aprendizagem integral de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos que freqüentam a escola pública. O concurso nessa fase inicial classificou 150 semifinalistas, entre 1834 projetos inscritos em todo o território nacional.
O projeto “Igualdade na Diferença” é realizado há 5 anos pela PARA-D.V. com a finalidade de desenvolver ações e estratégias que permitam que crianças e adolescentes com deficiência visual parcial (visão subnormal) ou total (cegueira) freqüentem a escola regular de maneira efetiva, e tenham uma participação social ampla. Atualmente, o projeto atende 23 crianças e adolescentes da rede pública municipal e estadual de ensino, faixa etária de 7 a 18 anos de idade.
O trabalho visa suprir as necessidades educacionais especiais, a partir de avaliações multidisciplinares; treino em atividades de vida diária; produção de materiais educacionais especiais, ampliação até impressão eletrônica em braile; curso de informática com adaptações necessárias, além da efetiva orientação dada aos professores e demais profissionais da escola.
História
A ONG fundada em 1995 possui convênio com a Secretaria de Promoção Social de Araraquara, mas também são realizadas ações beneficentes para a arrecadação de fundos.
“A indicação do projeto da PARA-D.V. vem reconhecer a importância e seriedade de um trabalho que se iniciou do sonho e da soma de esforços de deficientes visuais, pais e profissionais”, diz a ortoptista Lydia Barbieri que responde pela presidência.
Os finalistas do concurso deverão ser anunciados até final de outubro.
O projeto “Igualdade na Diferença” demonstra que é possível superar as barreiras impostas pela deficiência e que a sociedade deve oferecer os meios para que todos possam desenvolver suas capacidades. Reconhecer que podemos ser iguais na diferença.