Olimpíada da Apae reúne 1000 atletas

A XVIII Olimpíada Nacional das APAEs, em Araraquara desde sábado (6) e vai até 13 deste outubro, reunirá mais de mil atletas especiais de 23 Estados, competindo em 11 modalidades.

Além do evento em si, que mostra a determinação e a força desses atletas, outras facetas são interessantes, como a questão econômica da cidade. Durante uma semana, além dos atletas, familiares também estarão acompanhando o que suscita um crescimento da economia.

(Daniela Silotto – Ponto de Idéias – Assessoria de Imprensa voluntária da Olimpíada Nacional das APAEs).

A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) promove a Olimpíada Nacional para que 1.000 atletas com deficiência de todo o Brasil evidenciem seu talento para o esporte. Durante toda a semana da Olimpíada Nacional, jovens com idade a partir de 12 anos competirão em nove modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol de salão, futebol de campo, ginástica olímpica e ginástica rítmica desportiva, além de handebol natação e tênis de mesa. Há ainda duas modalidades de apresentação: o judô e a capoeira.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional das APAEs, Eduardo Barbosa, o estímulo à prática esportiva é importante para a auto-estima da pessoa com deficiência. “Um atleta nosso, quando ganha uma medalha, fica um mês com ela no pescoço. Para ele, é a demonstração de uma conquista. E a família, vendo um filho seu premiado no pódio, sente-se orgulhosa também”, afirma.

Entre as 27 unidades da Federação, 23 estarão representadas por suas delegações. Somente Alagoas, Pernambuco, Roraima e Sergipe não participarão da etapa nacional deste ano. A maior delegação, em número de atletas, é a do Paraná, com 53 jovens, seguida por Minas Gerais (52) e Bahia (50).

Todos os alunos com deficiência terão acompanhamento de profissionais e técnicos. Haverá atendimento médico permanente no local para os competidores em casos de indisposição ou lesões, ocorrências típicas de eventos esportivos.

Os alunos participantes do evento foram selecionados nas etapas regionais e estaduais da competição. Além das provas em cada modalidade, a organização do evento programou atrações recreativas para que a Olimpíada Nacional seja também um momento de integração e recreação entre os participantes.

Promoção

A Olimpíada Nacional é promovida em parceria com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo e com a APAE de Araraquara, município sede do evento. A ação conta ainda com o apoio do setor público e entidades de ensino.

Com 51 anos de existência e presente em 25 estados brasileiros e Distrito Federal, a APAE promove atendimento integral a mais de 244 mil pessoas com deficiência mental. É o maior movimento filantrópico do mundo nessa área, beneficiando direta e indiretamente cerca de um milhão de pessoas.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde, 15% da população brasileira (mais de 24 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência. Desse número, 5% apresentam algum tipo de deficiência mental, sendo que apenas 2% delas freqüentam escolas e recebem atendimento especializado.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A poesia é um dom

O leão e a gazela

Ainda Estamos Aqui

Um Brasil Exótico

A verdadeira motivação por trás do banimento da carne do Brasil pelo Carrefour

CATEGORIAS